sábado, 30 de agosto de 2008

 

Coraline, filme de animação baseado no livro de Neil Gaiman


Veja os trailers/Featurettes para o filme de animação em 3 dimensões Coraline (nos cinemas em Fevereiro 2009) adaptado do livro de Neil Gaiman. Mais informação sobre o escritor, em português, na Wikipedia.

O livro Coraline, considerado pelo jornal inglês Telegraph um dos 100 livros que cada criança devia ler é uma "assustadora estória que tão cedo esquecerão. Coraline é uma rapariga que encontra um caminho para um corredor que dá acesso a um apartamento igualzinho ao seu - mas ligeiramente diferente. Onde a "sua outra mãe" tem botões como olhos..."

[Actualização 19 Fevereiro]: este é o trailer dobrado em português, para Coraline e a Porta Secreta:

Sinopse: Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze estão abertas mas há uma que está sempre fechada. E é precisamente essa porta misteriosa que desperta uma curiosidade inquietante em Coraline, levando-a a descobrir uma passagem secreta para uma casa aparentemente igual à sua. Mas depressa se apercebe de que algo de estranho se passa.

[Atualização 25 Jan]: este é o último trailer para o filme Coraline. Foi o trailer que o escritor mais gostou!
Coraline Web Trailer HD:


Coraline Official Trailer


Clique em Play para ver


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Animação)

Marcadores: , ,


 

O Nevoeiro de Stephen King


O filme 'O Nevoeiro' (The Mist), baseado em livro com o mesmo nome de Stephen King estreia no Brasil e parece ser bom (+ info em O Globo).

"E se o mundo como você o conhece, desaparecesse à frente dos seus olhos?"

Veja o trailer do filme:

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Terror)

Marcadores:


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

 

O Livro das Mentiras (The Book of Lies): Trailer e Banda Sonora de um livro


Uma referência especial do BiblioFilmes Festival para o excelente trailer do novo (sai a 2 Setembro) romance The Book of Lies (O Livro das Mentiras), de Brad Meltzer.

The Book Is Real Extended Version


Destaque também para a entrevista do escritor à Entertainment Weekly sobre como foi criado este trailer para o livro, onde revela que ele e a sua editora o criaram porque "Eu vi tantos book trailers que eram exactamente iguais a outros anúncios publicitários a livros que tu vês: um tipo com uma voz assustadora diz-te o que vem no verso da capa. Mas nenhum destes trailers alguma vez te leva à história. Ou às personagens. E é isso que os melhores trailers dos filmes fazem. Por isso eu escrevi o que se pode ver no vídeo. Brandon Graham e a Expanded Books fizeram as filmagens e a produção. Eu tratei-o como o meu filme independente pessoal. O objectivo era criar o trailer para o melhor filme que não existe. E depois, como um filme independente, eu chamei alguns amigos para participarem. O objectivo é simples: nós queríamos mudar como os livros são vendidos (que tal para presunção?)."Ler +.

Além do website para o livro, outro destaque na sua fabulosa promoção: este romance tem uma banda sonora: THE BOOK OF LIES - COMPANION SOUNDTRACK! Ouça parte da música e veja o vídeo onde Brad Meltzer explica o inovador conceito.



(Excelente inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Penelope Cruz em filme (Elegy) baseado em livro (The Dying Animal) de Philip Roth


O filme Elegy é baseado na obra-prima The Dying Animal (O Animal Agonizante) escrita por Philip Roth (sítio oficial do escritor).

A história traça os capítulos do relacionamento apaixonado, atormentado e cheio de mudanças entre David Kepesh (Ben Kingsley), um professor com cerca de 60 anos que é alérgico a relações estáveis com mulheres e Consuela (Penelope Cruz), uma estudante que é 30 anos mais nova do que ele. Com ela, David terá de lidar com emoções profundas, medos, morte e mesmo esperança.

Pode ver 5 minutos do filme:

ou o Trailer:

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

Marcadores:


 

Programas interessantes para fazer vídeos


Existem vários programas na Web 2.0 que podem ser bastante interessantes para fazer e tornar ainda mais interessantes os seus vídeos. Seja para criar um trailer de um livro, uma animação, seja para outra aplicação. Por exemplo, a sua utilização na Educação.

O BiblioFilmes Festival sugere alguns dos programas que poderão ser úteis quer para escritores, editoras ou leitores de livros quer para professores usarem na escola com os seus alunos. Visite e experimente!

- Glogster - Poster Yourself: Pode misturar vídeo, texto, áudio, etc. e fazer um "poster"

- - SplashCast, que a Fundação José Saramago utilizou para o trailer de A Viagem do Elefante, o novo livro de Saramago.

- Animoto: Permite criar vídeos que combinam música e as suas fotos. Você descarrega as fotografias directamente para este serviço ou autoriza que as vá buscar a sítios de fotografias como o Flickr, Photobucket, Smugmug ou Picasa. Depois é só juntar música do seu computador ou que pode seleccionar do sítio e este cria um vídeo. É uma variante do Slide ou do RockYou. (Via TechCrunch)

Tem uma versão para as escolas: Animoto For Education.

- Blabberize "Um Blabber é uma Imagem que Fala!"

- GoAnimate: Como indica o nome, para fazer animações, nomeadamente a partir de fotografias.

- Animasher é um interessante instrumento para fazer animações online. Pode também utilizar fotografias e ainda utilizar um microfone para também juntar áudio.

- VoiceThread: excelente programa para fazer comentários áudio. Com muitas aplicações educativas, tendo mesmo criado uma edição apenas para as escolas, mais segura: Ed.VoiceThread.

Se tiver alguma sugestão de outro programa que ache interessante, deixe um comentário e nós acrescentámos.

Marcadores:


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

 

A Múmia? Não, é o trailer do livro The Keepsake


Este é o trailer do novo livro da "New York Times bestselling" escritora Tess Gerritsen, "The Keepsake", a ser publicado a 8 de Setembro.

Feito por dois jovens com a colaboração da escritora. Podem ver mais pormenores sobre como pode ser feito um trailer de livro em Book Trailers -- Benefits you may not have thought of (Trailers de livros -- Benefícios em que pode não ter pensado).

Extracto, traduzido pelo BiblioFilmes Festival, da sua descrição sobre como fazer um trailer: «(...) o livro ainda não estava disponível para eles o lerem, pelo que tive de descrever o enredo e a atmosfera que eu pretendia. "Pensem em A Múmia", disse eu. Eu queria algo assustador e sombrio, alguma coisa como os filmes de horror que eu cresci a ver e que tanto adorava.(...)»

The Keepsake Book Trailer


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Terror)

 

Leitora, 20 anos, presa por não devolver 2 livros na biblioteca



Quem e Quando: A jovem, presa no passado dia 6 de Agosto, chama-se Heidi Dalibor e é do Wisconsin.

Onde: A Biblioteca é a Grafton Library.

O Quê: Os livros eram dois e agora são mesmo da jovem, depois de pagar 180 dólares (pela multa e os 2 romances):

- o best-seller "White Oleander", de Janet Fitch

- "Angels & Demons," de Dan Brown (o livro percursor do Código Da Vinci).

Será isto crime ou amor aos livros? Será que esta história, no fundo baseada em dois livros, dava uma Curta BiblioFilmes, categoria Drama? Ou o moral da história é: não se esqueça de devolver os livros na biblioteca?

Só mesmo nos Estados Unidos, mas é um facto que o BiblioFilmes Festival divulga (apesar de ser uma notícia um pouco tablóide), pelo seu caricato e também para promover os livros em causa. Via BiblioFotoTeca.

Marcadores: , ,


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

 

John le Carré: Documentário/Trailer do novo livro, A Most Wanted Man


Este é um mini-documentário de 9 minutos muito valioso pois John le Carré raramente faz publicidade às suas obras e os fãs têm aqui uma rara oportunidade de o ouvir falar sobre o seu trabalho, ao mesmo tempo que oferece uma visita guiada aos principais locais do seu novo livro.

Este vídeo promove então o lançamento do novo livro de John le Carré, que se chama A Most Wanted Man, que será publicado a 23 de Setembro. É filmado em Hamburgo, Alemanha, onde se desenrola o romance, mais um "clássico Le Carré, combinando humor, tensão narrativa e zanga moral".

Graças ao jornal Telegraph (onde o encontrámos), clique no vídeo para assistir ao documentário:



Pode ainda ver, em alternativa uma versão mais reduzida, no Trailer A MOST WANTED MAN by John le Carré (1:48):


Destaque para uma das frases de John le Carré sobre o seu trabalho:
"Mesmo que não publicassem mais os meus livros até ao fim da minha vida, eu continuaria a escrever. É o que eu faço, como outras pessoas tocam violino. Não é para ganhar dinheiro, é para conversar, comunicar".

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Documentário).

domingo, 24 de agosto de 2008

 

Escritor fez um anúncio publicitário


Bem, já foi feito há cerca de 40 anos, mas o BiblioFilmes Festival apresenta este fantástico anúncio de publicidade para televisão do famoso escritor (pensem no romance Fahrenheit 451) de ficção-científica Ray Bradbury (pode visitar também o seu sítio oficial).



Nota: trata-se de um "literário" anúncio a ameixas secas, marca Sunsweet, que ainda existe.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Anúncio Publicitário).

Marcadores: ,


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

 

Trailer do novo livro de José Saramago: A Viagem do Elefante


José Saramago terminou um novo livro. Chama-se A viagem do elefante. (Via O blog da fundação José Saramago).

No seu novo romance (que será lançado no próximo Outono), «Saramago conta a história de Salomão, um elefante asiático que no século XVI teve de percorrer mais de metade da Europa, numa viagem "épica, prosaica e jovial".»

Pode ler um fragmento clicando AQUI.

E pode ver aqui no blogue do BiblioFilmes Festival o primeiro (de vários, esperámos) trailer do livro A Viagem do Elefante:



Mais inspiração, com este trailer do novo livro do "nosso" Prémio Nobel da Literatura feito pela Fundação José Saramago, aos Prémios Trailer de Livros, categoria Melhor Trailer enviado por Outros Profissionais (Produtoras, Livrarias, Consultoras, ...).

[Actualização: até 15 de Novembro, Envie os Parabéns a José Saramago, em vídeo ou fotografia!]

ps. Não se esqueça ainda de (re)ver os trailers do filme Blindness ("Ensaio Sobre a Cegueira") com legendas em português, cuja estreia em Portugal e Brasil deverá coincidir com a publicação do novo livro.

Marcadores: ,


 

Série tv baseada em livros de vampiros


O canal de televisão norte-americano HBO (famoso pela qualidade das suas séries de televisão), está a fazer uma adaptada dos livros de Charlaine Harris

A série televisiva chama-se True Blood (Sangue Verdadeiro), estreia nos Estados Unidos a 9 de Setembro e baseia-se na personagem Paquin que, numa vila do Louisiana, faz de empregada de bar que é telepática, onde ela conhece uma vampira mas descobre que não consegue ler o seu pensamento.

O BiblioFilmes Festival apresenta o trailer da série de televisão baseada em livros:

True Blood Trailer (HBO)


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Terror).

Marcadores:


terça-feira, 19 de agosto de 2008

 

Primeiro filme de animação faz 100 anos


A 18 de Agosto de 1908 era exibido ao público o primeiro filme animado, que se chama Fantasmagorie.

O desenho animado (esta curta-metragem foi feita com 700 desenhos) foi criada ao longo de 4 meses pelo caricaturista francês Émile Cohl, que se tornou assim conhecido como o "pai dos desenhos animados".



O título, Fantasmagorie, é uma referência ao fantasmografo, uma lanterna mágica de meados do século XIX que se dizia projectar imagens de fantasmas que flutuavam nas paredes.

Para celebrar o aniversário foi feita uma nova versão animada por computador, que se chama Fantasmagorie 2008, que pode ver clicando AQUI.

Apesar do atraso de um dia, os parabéns do BiblioFilmes Festival pelo 100º aniversário do nascimento do Cinema de Animação.

O filme (infelizmente) não é baseado em livro, mas pode servir de mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Animação.

Marcadores:


 

Poemas Cantados: MC Nuts canta William Wordsworth


O BiblioFilmes Festival apresenta M.C. Nuts, que na forma de um "esquilo vermelho gigante", faz uma versão Hip Hop do poema "Daffodils" de William Wordsworth, celebrando o seu 200º aniversário.

William Wordsworth é considerado por estudiosos e escritores um dos melhores poetas de todos os tempos.

mc nuts - william wordsworth rap


De salientar ainda que este vídeo musical, além de rejuvenescer poesia com quase dois séculos, também é um anúncio publicitário pois foi criado para promover junto dos mais jovens o turismo numa região de Inglaterra (Lake District), sendo uma encomenda do Turismo de Cumbria.

ps. pode ouvir mais um exemplo, em português, de um poema cantado clicando aqui.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categorias Poesia, Anúncio Publicitário e Vídeo Musical).

Marcadores: , ,


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

 

Primeira Livraria do Mundo no Google Livros é...

Lá fala-se português!

Fica num país da CPLP!

O Bibliofilmes Festival tem o prazer de ajudar na divulgação desta novidade!

Senhoras e Senhores, e a Livraria é...

(Fica no Brasil!)

E a Livraria chama-se...

livraria cultura

Via Publishnews:

Google e Cultura em parceria inédita no mundo

(...) Para muitos o site da livraria é uma das principais fontes de pesquisa de livros. Nesta sexta-feira, dia 15, mais uma vez a Cultura saiu na frente, mas desta vez na frente do mundo inteiro. Numa parceria com o Google, a Livraria Cultura é a primeira do mundo a implementar a funcionalidade de pré-visualização de livros do Google em seu site. Isto significa que quando um internauta fizer uma busca no site e o resultado dessa busca retornar livros que já tenham sido disponibilizados pela editora para visualização parcial no Google Livros, os clientes da Cultura poderão, no próprio site da livraria, ver, navegar pelo livro e degustar um número limitado de suas páginas. Um ícone Google Preview na página de resultado da pesquisa, ao lado da imagem da capa, indicará a possibilidade dessa visualização. É o caso tanto de livros nacionais como de estrangeiros incluídos por suas editoras no Programa para Parceiros do Google Livros. (...)



ps. A Livraria Cultura tem também uma revista, cuja edição de Agosto é dedicada à China: A China é Aqui (bela capa).

ps2. Aproveitámos ainda, já que falámos em livrarias, que estas, visando promover a leitura, também podem participar na edição 2009 do concurso de vídeos no YouTube "BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!" e nos Prémios Trailer de Livros.

Como exemplo, exibimos este vídeo que apresenta uma viagem à Northshire Bookstore, Vermont (Estados Unidos) e a autores que lá fizeram leituras dos seus livros.



(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, Categoria Melhor Trailer enviado por Outros Profissionais (Produtoras, Livrarias, Consultoras, ... e ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


 

O romance deste Verão: "The Gargoyle" (A Gárgula)?


De acordo coma jornalista Isabel Coutinho do jornal Público (suplemento Ípsilon desta semana), «há quem aposte que "The Gargoyle" vai ser "o" romance deste Verão» (nota: nos Estados Unidos).

A obra (traduzido em português, A Gárgula), é do escritor Andrew Davidson e o BiblioFilmes Festival aproveita para exibir o (muito) interessante trailer do livro. Onde pode ver o autor a discutir o seu novo romance, intercalado com filmagens sobre partes do livro, um conceito bastante interessante para um booktrailer.

The Gargoyle by Andrew Davidson


Destaque ainda para a inovadora campanha de marketing que a editora criou para o lançamento deste livro, intitulada Burned by Love (Queimado pelo Amor), que poderá conhecer melhor ainda no blogue CiberEscritas, na postagem Burned by Love, a explicação.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, Categoria Escritor ou Editora)

Marcadores:


sábado, 16 de agosto de 2008

 

Uma loura na Biblioteca

Tecnicamente, este vídeo (0:35) não é uma anedota com uma loura que entra numa biblioteca (mas dá para rir às gargalhadas) pois é um anúncio publicitário de uma marca automóvel. Digamos que é um vídeo com uma mulher bonita (que por acaso é loura) a entrar numa biblioteca e a fazer uma pergunta à bibliotecária.

É um excelente exemplo do que o BiblioFilmes Festival também pretende com a categoria Anúncio Publicitário do Curta BiblioFilmes, através da utilização por parte das Agências de Publicidade de trabalhos realizados para os seus clientes que usem como inspiração os livros e as bibliotecas.

Clique para ver(ir):


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categorias Anúncio Publicitário e Comédia).

Marcadores: ,


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

 

Fé no livro, fé no trailer


Como hoje, 15 de Agosto é um feriado religioso (Assunção de Maria) em Portugal, o BiblioFilmes Festival achou interessante apresentar o trailer do livro Where's Your Jesus Now? (Onde Está o Teu Jesus Agora?), da autora Karen Spears Zacharias

Basicamente este é um curto vídeo que também pode servir de exemplo para outros escritores fazerem um trailer: contando uma história/apresentando um testemunho, sendo autênticos. Neste caso com a partilha de uma história sobre um episódio da vida pessoal da escritora, "examinando como o medo mina a nossa fé", filmando em vários cenários/locais.

Where's Your Jesus Now? Book Promo


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, Categoria Escritor)

Marcadores:


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

 

O Livro favorito de Scarlett Johansson


O BiblioFilmes Festival, uma vez que o seu objectivo também é promover a leitura e tendo em conta a influência das celebridades, gostava de informar que um dos primeiros livros que acendeu a paixão pela leitura a Scarlett Johansson foi The Fantastic Mr. Fox (O Fantástico Sr.Raposo, em Portugal), de Roald Dahl (destaque também para o sítio oficial do autor e o seu museu).


Numa entrevista que a actriz concedeu, disse ainda que "A minha irmã leu-me o livro quando eu tinha 8 anos. Cada noite ela lia um novo capítulo. Eu adorava tanto que a obriguei a começar o livro de novo depois de o ter acabado de ler." Um belo exemplo que esperámos ver seguido por outras irmãs mais velhas (que pode dar origem a um vídeo).

De sublinhar ainda que está em preparação (para lançamento em Novembro de 2009) a adaptação do livro The Fantastic Mr. Fox a filme de animação

(Mais inspiração para participação à nova edição do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


 

Parte 2 do trailer para o livro The Brass Verdict, de Michael Connelly


Como prometido, o BiblioFilmes Festival apresenta a Parte 2 do trailer para o livro The Brass Verdict, um novo romance de Michael Connelly a publicar a 14 de Outubro de 2008. O vídeo foi realizado por Terrill Lee Lankford.

Pode ainda (re)ver a Parte 1. A Parte 3 será divulgada em Setembro.

2ª Parte: The Brass Verdict - Night Drive (Condução nocturna)


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

Marcadores:


 

Trailer de livro simples com 3 elementos


É o que o BiblioFilmes Festival gostava de sugerir depois de assistir ao trailer do livro Color Me Butterfly (Pinta-me Borboleta), da escritora L.Y. Marlow:

Fotografias + vídeo + frases explicativas = trailer de livro bastante interessante e económico em 1:23, como pode ver em baixo.

O livro Color Me Butterfly: A True Story of Courage, Hope and Transformation é baseado numa história verídica e aborda o tema da violência doméstica.

Color Me Butterfly L.Y. Marlow Book Trailer:


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Trailer italiano para livro italiano

O BiblioFilmes Festival teve conhecimento deste trailer vindo de Itália para o livro de Mario Desiati "Il paese delle spose infelici" - a realização é de Monica Mazzitelli, que sendo o primeiro exemplo que tivemos conhecimento vindo de Itália, não pudemos deixar de o apresentar aqui.

Não precisa saber italiano para ver o trailer intitulado Il paese delle spose infelici (cuja tradução, cremos, será: O país da esposa infeliz). (Actualização: o título do livro está no plural, pelo que se deve ler em português "O País das Esposas Infelizes". Grazie Monica).



(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

 

Turismo literário? O melhor lugar é Londres!


Pelo menos de acordo com um top dos melhores locais do mundo para turistas em busca do sabor da literatura, compilado pelos editores de um sítio de viagens e divulgado pela Reuters.

Estes são os dez melhores destinos literários com a cidade e um dos seus famosos escritores entre parêntesis:

1) Londres, Inglaterra (Keats)

2) Stratford-upon-Avon, Inglaterra (Shakespeare)

3) Edimburgo, Escócia (Arthur Conan Doyle)

4) Dublin (James Joyce)

5) Nova Iorque, Estados Unidos (Arthur Miller)

6) Concord, Massachusetts, Estados Unidos (Louisa May Alcott)

7) Paris, França (Victor Hugo)

8) San Francisco, Estados Unidos (Allen Ginsberg)

9) Roma, Itália (Virgílio)

10) S. Petersburgo, Rússia (Dostoievski)

Infelizmente não existe nenhuma cidade de um país da Língua Portuguesa, pelo que o BiblioFilmes Festival deixa dois desafios:

1. Deixe a sua sugestão da cidade e autor para criarmos um top para os melhores destinos literários da Língua Portuguesa.

2. Fazer uma curta-metragem sobre uma cidade e o escritor e participar no Curta BiblioFilmes

Marcadores: , ,


 

Novo filme de Leonardo DiCaprio, baseado no livro Body of Lies


O BiblioFilmes Festival apresenta o trailer do filme Body of Lies, O Corpo da Mentira (Rede de Mentiras, no Brasil), que é baseado no romance com o mesmo nome do escritor David Ignatius.

Body of Lies conta com as participações de Leonardo DiCaprio e Russell Crowe, sendo realizado por Ridley Scott. É sobre um antigo jornalista que é contratado pela CIA para descobrir um chefe da Al Qaeda e tem estréia nos Estados Unidos a 10 de Outubro.

Veja o (muito bom) trailer, em alta definição, via Yahoo!Movies:


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: ,


terça-feira, 12 de agosto de 2008

 

Trailer do filme baseado no livro The Informers



O filme é baseado no livro The Informers de Bret Easton Ellis, que também escreve o argumento. Estreia brevemente [10 de Abril] num cinema perto de si...nos Estados Unidos.

O trailer começa com Ronald Regan a falar sobre religião e a música “Blue Monday” dos New Order, passando para uma festa.

The Informers EXTENDED Theatrical Trailer (2009)


Aviso: o trailer inclui alguma nudez e a frase do cartaz de promoção ao filme diz: "A inveja é boa. Sexo é fácil. A juventude é para sempre."

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes)

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

 

Legendas em vídeo no YouTube: Como fazer?


O BiblioFilmes Festival informa os visitantes e participantes que, caso o desejem, para legendar um vídeo (ou trailer de livro ou Curta-metragem) no YouTube, existem várias possibilidades.

Destacámos o Subyo, que permite também procurar vídeos legendados. Está em inglês e necessita fazer registo no sítio.

Existe ainda o dotSub, que não se limita ao YouTube e permite a legendagem em vídeos de outras plataformas. E tem uma versão em português. Também exige registo.

Finalmente, uma dica adaptada do blog Mídi@s na Educação (via Blog de Tecnologia), com a postagem Legendas para vídeos on-line: o site Overstream oferece um software para a realização de legendas em vídeos disponibilizados em sítios de vídeos como o YouTube. Todo o processo é feito on-line, sem a necessidade de instalar ou baixar algum programa. Pode ser ainda uma ferramenta útil para professores de línguas estrangeiras.

Actualização:
- O YouTube tem também informação sobre legendagem de vídeos. No entanto, pelo menos por agora, só se encontra em inglês. Se dominar a língua, pode visitar no Centro de Ajuda o tópico Video Captions: Captions / Subtitles definition, de que destacámos How do I add or edit captions/subtitles? e Video Captions: Help with captions.

- Pode ainda começar por visitar estas perguntas e respostas sobre legendas no YouTube.

- ou ver as ajudas da comunidade do Youtube sobre o tema, com um vídeo instrutivo.

Pode ainda ver no blog do YouTube Brasil a postagem Novo Recurso de Legendas para Vídeos


Existe ainda a possibilidade de colocar anotações nos vídeos, uma nova forma para você juntar comentários interactivos nos seus vídeos! Clique em Video Annotations.

E agora também pode fazer uma tradução automática das legendas para a sua língua. Basta mover o cursor por cima do botão na direita com uma seta e depois por cima do pequeno triângulo perto do ícone CC (ou subtítulo) para ver o menu das legendas. Clique no botão "Translate..." (Traduza) e depois poderá escolher uma das diferentes línguas.

Via Tek Sapo, + esta info sobre legendagem: "É mais um instrumento para os portadores de deficiência, mas também para quem quer assistir aos vídeos de outros idiomas.
O YouTube vai facilitar a vida aos utilizadores que não conhecem outros idiomas ou aos que possuem algum tipo de deficiência auditiva, através de uma nova função na plataforma que permite adicionar aos vídeos subtítulos em formato ".srt" em mais de 120 idiomas.
Para tirar partido desta função, aproximando todos os internautas dos conteúdos que criam, o utilizador deve carregar os vídeos utilizando o menu de Anotações e Subtítulos da página de edição, informa a empresa. Um dos benefícios desta função é que não impõe limites no número de idiomas a associar ao vídeo. Como tal, caso seja a sua vontade, pode adicionar legendas nos 120 idiomas disponíveis.
Para saber se o vídeo alojado no YouTube conta com legendas, o utilizador terá apenas de fazer click num botão que aparece no canto inferior direito da janela do vídeo. Basta esperar alguns instantes com a seta do rato sobre a zona referida para que o botão com as letras "CC" surja. Carregando nesse ícone, são activadas as legendas, que por defeito estarão desactivadas."

- SubPLY,este novo serviço de legendagem de vídeos também pode ser útil. Via TechCrunch

Se gostou desta informação, pode também achar interessante visitar as nossas postagens Como fazer um vídeo e colocar no YouTube e Música grátis.

Marcadores:


 

Reviver o Passado em Brideshed / Memórias de Brideshead


Trailer do filme Brideshead Revisited, baseado no livro Reviver o passado em Brideshead (no Brasil, Memórias de Brideshead), um romance do escritor inglês Evelyn Waugh publicado em língua inglesa com o título Brideshead Revisited, the Sacred and Profane Memories of Capt. Charles Ryder em 1945.

O filme estreou nos Estados Unidos a 25 de Julho e foi exibido em 6 de Agosto no Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suiça (a sua versão deste ou outro livro pode ser exibida no BiblioFilmes Festival).

De relembrar que o livro em 1981 deu também origem a uma mini-série televisiva de sucesso mundial com os actores Jeremy Irons e Anthony Andrews.



(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


 

Trailer de Astérix nos Jogos Olímpicos

Trailer do filme Astérix nos Jogos Olímpicos dobrado em português, baseado na banda desenhada Astérix criada em 1959 na França por Albert Uderzo e René Goscinny.



Na altura em que o mundo está ligado aos Jogos Olímpicos de Pequim, o blogue do BiblioFilmes Festival não podia de deixar de se associar.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Animação).

ps. + info em BiblioFotoTeca

ps2. já publicámos também a fantástica animação da BBC sobre as Olimpíadas baseada em livro que pode (re)ver em Jogos Olímpicos de Pequim: Viagem ao Oriente

domingo, 10 de agosto de 2008

 

Música baseada em Bibliotecas: Librarian, dos My Morning Jacket

O BiblioFilmes Festival gostava de informar que música de uma banda baseada em Bibliotecas ou Bibliotecários(as) também pode participar no Curta BiblioFilmes, categoria vídeos de música.

Ouça este interessante exemplo, em inglês:



Pode acompanhar as Letras/lyrics da música Librarian, dos My Morning Jacket:

Walk across the courtyard, towards the library.
I can hear the insects buzz and the leaves 'neath my feet...

Ramble up the stairwell, into the hall of books...
Since we got the interweb these hardly get used.

Duck into the men's room... combing thru my hair...
When god gave us mirrors he had no idea...

Looking for a lesson in the periodicals...
There I spy you listening to the AM radio...

Karen of the carpenters- singing in the rain...
Another lovely victim of the mirror's evil way.

It's not like you're not trying, with a pencil in your har
To defy the beauty the good lord put in there...

Simple little bookworm- buried underneath...
Is the sexiest librarian... take off those glasses and let down your hair for me.

So I watch you thru the bookcase- imaging a scene:
You and I at dinner, spending time, then to sleep.

And what then would I say to you- lying there in bed?
These words, with a kiss, I would plant in your head:

"what is it inside our heads that makes us do the opposite?
Makes us do the opposite of what's right for us?
Cause everything'd be grrreat... and everything'd be good...
If everybody gave... like everybody could."

Sweetest little bookworm. hidden underneath...
Is the sexiest librarian...
Take off those glasses and let your hair down for me.
Take off those glasses and let your hair down for me.

Simple little beauty- heaven in your breath.
The simplest of pleasures- the world at it's best.

(Mais inspiração para participação ao Curta BiblioFilmes).

Marcadores:


sábado, 9 de agosto de 2008

 

Conhece a anedota da Zombie Loura?


Nós no BiblioFilmes Festival também não (mas deve existir:)

Esta foi a melhor forma que encontrámos para dar conhecimento do trailer do livro ZOMBIE BLONDES (Louras Zombie), de Brian James que achámos bastante interessante e não pudemos deixar de o partilhar aqui no blogue.



"Hannah Sanders quer acima de tudo estar com as populares raparigas da claque ("cool cheerleaders") que são louras, lindas, famosas e... mortas!

Pode ver o trailer com melhor qualidade de imagem AQUI

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

ps. A anedota deve ser: as louras zombie são tão lindas e cool: o seu corpo humano foi reanimado!
Ou: essa loura zombie é linda de morrer!

ps2. Para fãs de zombies, temos ainda o trailer do livro Zombie Haiku

 

Trailers de livros feitos por editoras

O blogue BiblioFilmes Festival informa que a editora Penguin tem um canal no YouTube para os jovens leitores, intitulado PenguinYoungReaders, com vários trailers de livros e também vídeos com entrevistas a autores.

Aproveitando para lembrar que temos nos Prémios Trailer de Livros a categoria para os booktrailers enviados por editoras (notar que já recebemos até à data participações da Livros de Areia Editores, que pode ver em Trailers a Concurso), sublinhámos que esta pode ser também uma óptima sugestão a seguir pelas editoras da língua portuguesa (além, claro, de participarem no BiblioFilmes Festival).

Dos vídeos exibidos no canal PenguinYoungReaders destacámos estes dois por nos parecerem os mais interessantes para inspiração (também para o Curta BiblioFilmes, categoria Animação):


Trailer do livro Snakehead, escrito por Anthony Horowitz:



Trailer do livro Monster Blood Tattoo escrito por D.M. Cornish:

Marcadores:


quinta-feira, 7 de agosto de 2008

 

Romeu e Julieta: VideoClip de música baseada em livro



Para relembrar que o BiblioFilmes Festival tem a categoria Vídeo Musical no Curta BiblioFilmes e uma vez que continuámos em época de Verão e Festivais de Música, exibimos hoje mais uma canção famosa escrita com inspiração de um livro. Nota que se não for a letra da música, pode ser o próprio vídeoclip baseado em livros.

Neste caso também é uma versão da música dos Dire Straits, inspirada na popular obra Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Senhoras e Senhores, Romeo and Juliet by The Killers:


ou

Marcadores: ,


 

Paris Hilton Celeb

O Bibliofilmes Festival escolheu este título mas:

1. não é para falar da nega/tampa/corte que Cristiano Ronaldo alegadamente deu a Paris Hilton (pode ver em IOL Moda&Social)
2. não é para falar sobre o anúncio publicitário de John McCain intitulado Celeb (compara Barack Obama a Hilton) que foi o mais visto no YouTube na 1ª semana de Agosto (pode ver clicando AQUI)
3. nem é para falar sobre a resposta de Hilton que responde a McCain chamando-lhe a mais velha celebridade do mundo. Pode ver também o vídeo, em Funny or Die.
4. [Actualização]: Nem é para mostrar o anúncio “Embrace”, a resposta da campanha do Obama ao vídeo “Celebrity”, que pode também ver no YouTube.


Nós escolhemos a celebridade Paris Hilton por causa do seu "trabalho" como actriz no filme Repo! The Genetic Opera (Repo! A Ópera Genética).

Para chamar a atenção para o trailer que podem ver em baixo, pois adorámos o seu imaginário estilo banda desenhada/história em quadradinhos. Que, claro, pode ser um óptimo conceito e servir de mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes

Clique para ver o trailer de Repo! The Genetic Opera:


Nota: o filme, que estreia no final do ano, tem tudo para ser um sucesso de bilheteira, pois é realizado por Darren Lynn Bousman, do Saw II, III, e IV. De destacar ainda as contribuições musicais de Richard Patrick (Filter), Steven Perkins (Jane's Addiction), Clown (Slipknot), Richard Fortus (Guns & Roses), Sonny Moore (First to Last), Blasko (Ozzy Osbourne) e Tommy Clefetus (Rob Zombie).

Marcadores: ,


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

 

1 Trailer de Livro + Legos = 1 TraiLego ?


O BiblioFilmes Festival acha que sim! Ao fazer um trailer para um livro com peças Lego, tal como se faz com o brinquedo, neste caso ao juntar as palavras, constrói também um TraiLego.

Apesar de dar bastante trabalho, esta é mais uma forma animada de promover a curiosidade sobre um livro, como fez o escritor Mario Acevedo, com um trailer para o romance The Undead Kama Sutra, o 3º livro das aventuras da personagem Felix Gomez, o veterano da guerra do Iraque transformado em vampiro.

Os extra-terrestres estão de volta e Felix, o vampiro, tem de combater os esqueletos zombie para salvar as mulheres da Terra.

Veja a curta Vampire Lego Movie (Filme de Vampiros com Legos):


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Animação).

 

Parte 1 do trailer para o livro The Brass Verdict, de Michael Connelly


Já que falámos em Michael Connelly, de referir que este escritor já tem um outro trailer para o livro The Brass Verdict, um novo romance a publicar em 14 de Outubro de 2008.

A Parte 1, já está disponível (foi lançada em Abril), sendo que a Parte 2 será exibida ainda este mês de Agosto (também aqui no blogue do BiblioFilmes Festival).

O que pode ser um interessante conceito para outros escritores ou editoras: lançarem um trailer em duas partes (actualização: afinal são 3 partes).

1ª Parte: The Brass Verdict - The Hit


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

 

Eco Parque


Apesar de já ser um pouco "antigo" (20 de Setembro de 2006:), o BiblioFilmes Festival decidiu apresentar também o trailer e uma curta-metragem baseada no livro Echo Park de Michael Connell.

ECHO PARK trailer:


Michael Connelly's Echo Park ( O primeiro capítulo do livro ganha vida com uma curta-metragem com cerca de 10 minutos):


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

 

Livro quase tão bom como um bebé...


... é uma das frases da escritora Laurel Snyder no trailer que criou para o seu livro para crianças Up and Down the Scratchy Mountains.

Pelo que tem de ser mesmo bom, pois como se costuma dizer (e é verdade), "as crianças são o melhor do mundo".

O livro pode ser comprado a partir do dia 26 de Agosto nas livrarias dos Estados Unidos ou através da internet (por exemplo: na Amazon.com).


.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros)

Marcadores:


terça-feira, 5 de agosto de 2008

 

O trailer de livros mais visto no YouTube?


Acheron, um romace paranormal da escritora norte-americana Sherrilyn Kenyon, que é publicado hoje, teve o respectivo trailer na lista dos vídeos mais vistos no YouTube na passada semana, de acordo com a Publishers Weekly.

O trailer, de 33 segundos e já com quase 200 000 visualizações realmente vale a pena ver. Parece mesmo para um filme (também foi produzido por uma equipa de Hollywood):

Trailer DARK-HUNTER "ACHERON":


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

Marcadores: ,


 

Zombie Haiku


O BiblioFilmes Festival apresenta o terrivelmente "fantHa(st)iku" trailer do livro Zombie Haiku escrito por Ryan Mecum.

Será que a "poesia morreu"? Mas parece que aqui pode encontrar "boa poesia para os seus... miolos".

Alguns dos diálogos do trailer:

"O sangue está mesmo quente
é como beber chocolate quente"

"Tudo o que pensava saber a galinha
na verdade sabia a homem"

Trailer Zombie Haiku:


Pode ver mais sobre o livro no Amazon OnlineReader

E pode deixar os seus comentários sobre o trailer em haiku (um tipo de poesia japonesa).

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Terror).

ps. neste género, pode ainda (re)ver outro trailer na postagem Um susto de trailer.

domingo, 3 de agosto de 2008

 

Um trailer mal cheiroso


O BiblioFilmes Festival apresenta este trailer (é mais uma curta-metragem) para promover o livro para crianças Sir Fartsalot Hunts the Booger, de Kevin Bolger.

Repare-se que Sir Fartsalot é um divertido jogo de palavras entre Sir Lancelot (um dos Cavaleiros da Távola Redonda do Rei Artur) e fart (para ver uma tradução em português, clique em Wikipédia). Em português, poderia chamar-se "Sir Peidosalot". Daí este ser um vídeo com potencial mau cheiro:)

Sir Fartsalot vs the Dragon (Sir Fartsalot contra o Dragão) -- Funny Fart Cartoon


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).


Curiosidade: Já agora, que estámos nesta temática, sabia que as baleias parece que também, digámos, sofrem de flatulência? (Até faz sentido, pois são mamíferos como nós).

Tal pode ser uma realidade, pelo menos de acordo com cientistas citados no artigo intitulado Flatulent whales caught in the act que até inclui esta adorável fotografia de uma baleia a responder, bem, a uma chamada da natureza.

sábado, 2 de agosto de 2008

 

Como fazer uma capa de livro (em 5 minutos)

Basta ver este vídeo:

Dan Dos Santos Warbreaker Cover Illustration - Oil Painting Demonstration:


Comentários do blogue BiblioFilmes Festival:
1. o tempo exacto é de 5:31
2. o vídeo está apresentado no inverso de "Slow motion" ou câmara lenta
2.1. ou seja, criar arte demora muito + tempo
3. vale mesmo a pena assistir
4. vai ver um pintor em acção
5. fantástico, lindo
6. excelente trabalho
7. o artista chama-se Dan dos Santos
8. a capa é para o livro (Ebook) Warbreaker (é grátis!, mas em inglês)
9. o escritor chama-se Brandons Anderson (e tem um blog)
10. clique no vídeo para ver a capa completa

Resumo:
A Massive Black lançou um trailer para um DVD instrutivo à venda brevemente, intitulado Book Cover Illustration, com Dan Dos Santos. A capa é para Warbreaker, de Brandon Sanderson.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros ou ao Curta BiblioFilmes).

Extra: Veja como esta capa é feita em 2 minutos (no vídeo, pois este trabalho demorou 6 horas)!

Marcadores:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?