domingo, 30 de novembro de 2008

 

Novo trailer para WATCHMEN


Já exibimos o 1º trailer e demos informação sobre este filme de acção, aventura e mistério que é adaptado da banda desenhada. Estreia a 6 Março 2009.

Este foi o último trailer:

Veja ainda o novo trailer, para cinema, do filme 'WATCHMEN'


Tudo sobre o filme em Yahoo! Movies


Da esquerda: The Comedian, Nite Owl II, Dr. Manhattan e Rorschach como foram ilustrados por as Dave Gibbons. (via national post)

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria BD/Gibi)

Marcadores: ,


sábado, 29 de novembro de 2008

 

Estrelas em filme (baseado no livro)


O filme chama-se He’s Just Not That Into You (Ele Não Está Tão A Fim De Você ou Ele Não Está Assim Tão Interessado, em Portugal) e é sobre os actuais relacionamentos e como os homens e mulheres muitas vezes confundem as intenções do sexo oposto. Estreia a 6 de Fevereiro 2009.

É uma adaptação para cinema do livro de Greg Behrendt e Liz Tuccillo (consultores e editores de o Sexo e a Cidade), que também se chama He’s Just Not That Into You.

As estrelas são: Jennifer Aniston, Scarlett Johansson, Ben Affleck, Jennifer Connelly, Drew Barrymore, Justin Long e Kevin Connolly

Este é o trailer legendado:


Pode ainda ver o trailer anterior, legendado em português, no YouTube, clicando AQUI.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Comédia)

 

Arquivo Pessoa e portal MultiPessoa na internet


Agora não tem desculpa para não participar no festival de curtas-metragens Curta Pessoa (+ uma inovação BiblioFilmes Festival) da secção Curta BiblioFilmes, pois toda a obra de Fernando Pessoa foi colocada on-line:

Base de dados Arquivo Pessoa com obra do escritor já está disponível na Internet, Isabel Coutinho, 28.11.2008 (jornal Público)

«O Arquivo Pessoa (http://arquivopessoa.net) é uma base de dados da maior parte da obra pessoana e tem capacidades de pesquisa de texto complexas. A recolha de textos para o projecto baseou-se nas edições principais da obra pessoana, mas não em todas. Estão lá as primeiras edições de cada obra e, em alguns casos, versões posteriores.»

«Além de poemas de Pessoa e dos vários heterónimos podem ser consultados textos filosóficos, correspondência, textos de auto-análise, escritos ocultistas, etc.», diz ainda a notícia.

«O portal MultiPessoa (http://multipessoa.net) é "um instrumento didáctico". Na secção Labirinto [Viagens guiadas para estudantes e curiosos] encontra-se uma selecção antológica de textos de Fernando Pessoa em 13 percursos temáticos organizados em hipertexto, através do qual o leitor pode navegar (Vida e Obra, Obra Pública, Ocultismo, Fausto e Portugal são alguns dos percursos possíveis).»

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

 

Cão protagonista em trailer para livro



O livro é para jovens, chama-se The Adventurous Deeds of Deadwood Jones e é da escritora Helen Hemphill

Veja agora o trailer do livro com este cão “cowboy” a apresentar as aventuras:



Além de promover o livro, também pode servir para lembrar que podem participar na categoria vídeo Ler ao animal de estimação (excelente actividade para escolas e bibliotecas) do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!. Ou seja, neste caso, como o protagonista do trailer é um canino, ler a um cão. E, claro, é + inspiração para a participação aos Prémios Trailer de Livros.

Marcadores: ,


terça-feira, 25 de novembro de 2008

 

O Baile da Biblioteca

Uma palavra para resumir este trabalho [actualização: encontrado] na Biblioteca do Gil: FABULOSO!

Trata-se de um vídeo musical criado para a canção Baile Da Biblioteca da banda Cabeças no Ar.

[actualização (nova e definitiva pois fomos contactados pelos autores) 2: é da autoria de dois professores do Colégio de São Gonçalo (Amarante), prof. António Costa e prof. Carla Linhares, e foi realizado no contexto de uma acção de formação sobre Bibliotecas Escolares] Parabéns!



(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Vídeo Musical)

Marcadores: ,


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

 

Livraria virtual vai dar mil livros


Chama-se Wook.pt, uma livraria virtual portuguesa e tem de estar registado (e atento) para receber os livros. [Actualização: são 3 mil livros (1000 livros x 3 dias)]

"Nos próximos dias, livros como A Viagem do Elefante, A Vida num Sopro ou O Priorado do Cifrão estarão disponíveis a preço zero", refere a Porto Editora, num comunicado enviado à Lusa, aludindo aos mais recentes livros de José Saramago, José Rodrigues dos Santos e João Aguiar.

A campanha, que começa terça-feira [25 de Novembro], vai permitir "durante três dias, em determinadas horas, disponibilizar um milhão de livros com 100 por cento de desconto".

"Os primeiros mil clientes que tiverem a sorte de encontrar um dos seus livros preferidos com 100 por cento de desconto, e rapidamente confirmarem a encomenda, serão os felizardos", salienta a Porto Editora.

Mais informação na notícia JN/Lusa: Cultura: Maior livraria virtual portuguesa disponibiliza um milhão de livros grátis (A notícia é recente: 18h17m)

 

Trailer do Livro "Amores Finitos" de António Machado


Trailer do Livro "Amores Finitos", do escritor António Machado, editado por Quasi Edições.



"Porque é que o amor acaba? Ou terá alguma vez o amor começado?
O novo romance de António Machado, uma linguagem irrepreensível sobre a finitude do maior amor."

Participação dos Booktailors - Consultores Editoriais aos Prémios Trailer de Livros, categoria Melhor Trailer enviado por Outros Profissionais (Produtoras, Livrarias, Consultoras, ...).

Marcadores: ,


 

Trailer do Livro "Extensão do Domínio da Luta" de Michel Houellebecq


Trailer do Livro "Extensão do Domínio da Luta", do escritor Michel Houellebecq, editado por Quasi Edições.


“Desde a separação com Veronique, há dois anos, a verdade é que não conheci nenhuma outra mulher; as tentativas falhadas e inconsistentes que fiz nesse sentido, como era previsível, deixaram-me de rastos. Dois anos parecem uma eternidade. Na realidade, sobretudo quando trabalhamos, passam depressa. Qualquer pessoa vo-lo pode confirmar: passa muito depressa. Pode até ser, caro leitor, que você seja mesmo uma mulher. Não se preocupe, são coisas que acontecem. Em todo o caso, não retiro uma palavra daquilo que disse. Estou perfeitamente à vontade.”

Participação dos Booktailors - Consultores Editoriais aos Prémios Trailer de Livros, categoria Melhor Trailer enviado por Outros Profissionais (Produtoras, Livrarias, Consultoras, ...)

Actual: Michel Houellebecq vence o prémio literário Prix Goncourt, com o livro La Carte et Le Territoire. Foi também acusado de plagiar a Wikipedia neste livro. Veja a sua defesa:

Marcadores: , ,


 

Homer Simpson dá Parabéns a Manoel de Oliveira




(Mais inspiração para participar nos Parabéns Manoel Oliveira)

domingo, 23 de novembro de 2008

 

Pensamento do dia: Fernando Pessoa


O Binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso.

óóóó---óóóóóó óóó---óóóóóóó óóóóóóóó

(O vento lá fora)

(Álvaro de Campos, 15-1-1928)

Via Semana da Cultura Científica no Bicho-do-Papel

(Inspiração para participação ao festival de curtas-metragens Curta Pessoa da secção Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


 

O Cão do Escritor



Traduzão:
Canetza azul?
Qual canetza azul?

(O título é inventado por nós mas, sim, ainda há escritores que escrevem a caneta:)

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Comédia)

 

Semana da Ciência e da Tecnologia = Experimenta!

Acontece em Portugal, com início a 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica. Pode consultar o programa em www.pavconhecimento.pt ou www.cienciaviva.pt.

O BiblioFilmes Festival aproveita para se associar e divulgar estes 2 trailers/vídeos de ciência para miúdos com experiências científicas do livro de Vicki Cobb: "Nós desafiamos-te! Centenas de apostas científicas, Desafios e Experiências que podes fazer em casa") We Dare You!: Hundreds of Science Bets, Challenges, and Experiments You Can Do at Home

Um trabalho para o nariz (experiência muito divertida):


Língua refrigerante:


Desafiámos-te a ver ainda mais vídeos WE DARE YOU!

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Aniversário


Tradução: Ninguém apareceu...

Não nos faça o mesmo: basta realizar um vídeo/filme ou fotografia a desejar os Parabéns ou Feliz Aniversário a Manoel Oliveira e:

- Envie até 10 Dezembro para o BiblioFilmes Festival por email

- No dia 11 de Dezembro de 2008, dia do centésimo aniversário de Manoel Oliveira, veja todos os parabéns em "Parabéns Manoel Oliveira!", onde pode encontrar mais informação.

 

II Seminário Literatura sem Papel

O encontro colocará em discussão o uso da internet por quem faz literatura e teatro, pratica a crítica literária e teatral ou apenas se interessa por estas expressões artísticas. Serão apresentados blogs, sites e revistas virtuais dedicados a Literatura e Artes Cênicas.

O seminário, a realizar dia 24 de Novembro no Brasil, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro será transmitido pela internet através da WebTV da UFRJ.

Mais informações no site: http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=6782

Via Ana Paula Maia

sábado, 22 de novembro de 2008

 

Ler + Ciência

"A nível literário também vai haver novidades, uma vez que o Ciência Viva vai lançar o programa Ler + Ciência. A escritora Isabel Alçada vai apresentar uma nova iniciativa Ler +, desta vez dedicada à ciência. No Ler + Ciência, os jovens são convidados a ler livros de divulgação científica, para posteriormente fazerem uma apresentação que possa cativar os colegas."

Encontrámos este parágrafo hoje num artigo no Diário de Notícias. Deve ser mesmo uma iniciativa muito recente pois a página do Plano Nacional de Leitura nada revela e uma pesquisa no Google neste momento (19.15) não dá nenhum resultado para esse assunto.

O blogue do BiblioFilmes Festival divulga então a novidade e ficamos com curiosidade (científica) para saber mais pormenores.

 

Espelho Mágico. De Manoel de Oliveira

"A partir de Agustina Bessa-Luís [A Alma dos Ricos], Manoel de Oliveira filma o desejo obsessivo da rica Dona Alfreda de ver Nossa Senhora. Luciano, saído da prisão, foi levado pelo seu irmão, Flórido, a casa de Alfreda, uma senhora abastada, para a servir. Admirou-se quando Alfreda lhe disse que o seu maior desejo era o de ter a aparição de Nossa Senhora. Alfreda disse que não descansava enquanto não visse Maria e lhe fizesse umas perguntas. E Filipe Quinta, o Falsário, arranja a solução! Um filme com um elenco recheado de estrelas, incluindo Lima Duarte e Michel Piccoli.

Espelho Mágico [Espelho Mágico]. De Manoel de Oliveira, com Ricardo Trepa, Leonor Silveira, Marisa Paredes. POR, 2005, 137 min." [via PUBLICO.PT]

Veja o trailer:


Dá hoje na televisão portuguesa (RTP2), às 22h45.

(Mais inspiração para participação nos Parabéns Manoel Oliveira, aos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: ,


sexta-feira, 21 de novembro de 2008

 

Cascada ao vivo na Biblioteca

O que vão ver (e ouvir) não se passa numa discoteca mas é filmado numa biblioteca (nós já informámos que O Conhecimento é Sexy).

O género de música é discutível (Eurodance) mas qualquer pessoa vai acabar por gostar de ver o vídeoclip, afinal também promove as bibliotecas.

Senhoras e Senhores (ou melhor, Senhores e Senhoras), vamos a clicar para apreciar a cantora dos Cascada numa biblioteca a interpretar Everytime We Touch ("Sempre que Nós Tocámos" - nos livros , acrescentámos nós:)

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Vídeo Musical)

Marcadores: , ,


 

Manoel Oliveira já tem comboio - faltam os seus Parabéns!


"Um século de vida vale bem um tributo, mas, sendo a de Manoel de Oliveira, mereceu mesmo baptizar um comboio com o nome do homenageado.

Manoel de Oliveira, que a 11 de Dezembro assinala o centésimo aniversário, ficou encantado com a homenagem e autografou o "nariz" da composição, que assume garbosamente o nome do cineasta. Este alfa pendular, que liga Porto a Lisboa, tem também as carruagens decoradas no exterior com motivos alusivos a ‘Aniki-Bobó’, um dos filmes emblemáticos do cineasta, realizado em 1942, a sua primeira longa-metragem de ficção – e que referencia os caminhos-de-ferro e a cidade do Porto." (via Correio da Manhã, foto de Fernando Veludo, Lusa)

Agora só falta você fazer um vídeo/filme ou fotografia a desejar os Parabéns ou Feliz Aniversário a Manoel Oliveira (faltam 20 dias):

- Envie até 10 Dezembro para o BiblioFilmes Festival por email

- No dia 11 de Dezembro de 2008, dia do aniversário de Manoel Oliveira (que também fez filmes baseados em livros), nós colocaremos online os vossos parabéns em "Parabéns Manoel Oliveira!", onde pode encontrar mais informação.

 

Desenhos com água


Não é magia mas parece. Veja este vídeo de um minuto em que Emmanuel Guibert mostra como criou a arte (ilustrações) para o seu romance gráfico Alan's War: The Memories of G.I. Alan Cope. O livro é sobre as memórias de um GI americano que chegou à Europa no fim da II Guerra Mundial e ficou por cá.



via First Second Weblog

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Fernando Pessoa no Twitter


FernandoPessoa está a utilizar o Twitter e está no Brasil!

* Nome Fernando Pessoa
* Localização: Brasil
* Bio: Trechos de poesias de Fernando Pessoa e seus heterônimos (A.Caeiro, A. de Campos, Ricardo Reis,...)

É este o endereço: https://twitter.com/fernandopessoa

(Inspiração para participação ao Prémio Curta Pessoa da secção Curta BiblioFilmes)

Marcadores: , ,


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

 

Categorias/Géneros a concurso no Curta BiblioFilmes


Fica aqui no blogue a descrição de todas as 20 categorias do festival de curtas-metragens Curta BiblioFilmes, uma das secções do BiblioFilmes Festival.

Eventualmente algumas categorias não receberão participações, mas fica aqui a inspiração e desafio:

- Animação

- Comédia

- Documentário

- Drama

- Romance

- Aventuras

- Mistério/Thriller

- Terror/Fantástico/Vampiros e Zombies

- Ficção-Científica

- BD/História aos Quadradinhos/Gibi/Manga

- Infanto-Juvenil

- Conto de Fadas

- Vídeo Musical

- Poesia

- Western

- História

- Religião

- Ciência/Divulgação Científica

- Anúncio Publicitário

- Selecção Curta Escritores

1º. "seleccionado": Prémio Curta Pessoa (Escritor Fernando Pessoa)

Agora que apresentámos todas estas ideias e novidades, ninguém tem desculpa para não participar!

Mais informações e regulamentos em BiblioFilmes.com

Copyright © BiblioFilmes Festival

 

Prémio Curta Pessoa


Este galardão insere-se na categoria Selecção Curta Escritores da secção de curtas-metragens do BiblioFilmes Festival, o Curta BiblioFilmes, que visa apresentar curtas-metragens que explorem e celebrem a vida, obra e carreira de escritores.

O Prémio Curta Pessoa visa exibir e incentivar a realização de filmes sobre a obra ou biografia do Escritor Fernando Pessoa (clique na ligação para a Wikipédia que tem bastante informação para se inspirar).

Esta primeira "selecção" foi feita pelo BiblioFilmes Festival uma vez que se estão a comemorar os 120 anos do nascimento do poeta, que se assinalou a 13 de Junho de 1888 e desta forma associa-se à efeméride.

Além de concorrer a esta categoria do Curta BiblioFilmes, os trabalhos recebidos sobre Fernando Pessoa poderão, como é claro e está no regulamento, também participar a outras categorias.

Nota - uma vez que a comemoração é dos 120 anos, a melhor curta-metragem com exactamente 120 segundos receberá um prémio extra, que se chamará Curta Pessoa a 120.

Aproveitámos para mostrar estes dois trabalhos que encontrámos no YouTube:





(Retrato de Fernando Pessoa feito por João Luiz Roth)

Marcadores:


 

Selecção Curta Escritores


Trata-se uma das categorias da secção de curtas-metragens do BiblioFilmes Festival, o Curta BiblioFilmes que visa apresentar curtas-metragens que explorem e celebrem a vida, obra e carreira de escritores e consiste no seguinte:

Como queremos exibir e incentivar a realização de filmes sobre a obra ou biografia de escritores, inspirámos-nos no futebol (e outros desportos) e decidimos criar uma selecção, em que cada ano "convocámos" (a escolha é feita pela organização) um escritor específico para mostrar trabalhos sobre ele.

Daí o nome Selecção Curta Escritores.

O escritor ao ser seleccionado, fica a fazer parte da "equipa" Selecção Curta Escritores para todas as edições do Festival e cada ano é escolhido mais um, além do prémio a atribuir ter o seu nome. Ou seja, o escritor escolhido este nesta 1ª edição também entra na próxima edição do Curta Escritores, além do novo escritor, cujo nome revelaremos em 2009 e assim sucessivamente.

O BiblioFilmes Festival tem o prazer de anunciar que o 1º. "seleccionado" será...

o Escritor Fernando Pessoa, uma vez que se estão a comemorar os 120 anos do nascimento do poeta, que se assinalou a 13 de Junho de 1888.

Faça um filme participe também no primeiro festival de curtas-metragens dedicado a Fernando Pessoa, o Curta Pessoa!

Nota: no entanto também aceitámos a participação de outras curtas-metragens dedicadas a outros escritores, na categoria Curta Escritores. Ou seja, a Selecção Curta Escritores divide-se nas categorias Curta Escritores e Curta Pessoa

Marcadores:


 

Anúncio Publicitário


Queremos incentivar e promover a utilização de livros e bibliotecas nos anúncios publicitários criados para promover produtos ou serviços.

A categoria Anúncio Publicitário do Curta BiblioFilmes foi criada para Agências de Publicidade, Anunciantes e os seus directores de marketing quando estiverem a preparar uma campanha também pensem em livros e o transmitam na sua publicidade para que os consumidores também o façam.

Basta mostrar o objecto livro ou incluir cenas filmadas mostrando bibliotecas ou estantes. Ou seja, trata-se de associar o produto a promover ao mundo dos livros. Mas temos a certeza que a vossa criatividade nos irá surpreender!

E ao enviar as vossas participações, terão no BiblioFilmes Festival mais um local privilegiado para promover o produto ou serviço em causa.

Podem até utilizar um escritor no anúncio:) Sim, um Escritor fez um anúncio publicitário



Outro exemplo, com um anúncio realizado numa biblioteca:

Coke Open Happiness - Library

Marcadores:


 

Vídeo Musical - Curta


Queremos incentivar e promover a utilização de livros e bibliotecas nos vídeoclips musicais criados quando um artista o faz.

Bem como incentivar e promover a inclusão destes temas por parte das bandas e cantores nas letras das suas canções e músicas.

A categoria Vídeo Musical do Curta BiblioFilmes foi criada para profissionais, amadores ou fãs do meio musical quando estiverem a preparar uma nova música ou teledisco também pensem em livros e o transmitam na sua canção ou vídeo musical para que os ouvintes e fãs também o façam.

Basta mostrar o objecto livro ou incluir cenas filmadas mostrando bibliotecas ou estantes. Ou seja, trata-se de associar a música ou o vídeoclip ao promover o mundo dos livros. Mas temos a certeza que a vossa criatividade nos irá surpreender!

E ao enviar as vossas participações, terão no BiblioFilmes Festival mais um local privilegiado para promover uma música ou vídeo musical de uma banda ou cantor.

Resumindo:

1. aceitámos vídeos musicais cuja letra da música seja baseada/inspirada em livros ou bibliotecas
2. Aceitámos aceitámos vídeos musicais cujas imagens abordem também livros ou bibliotecas

Aproveitámos para exibir este vídeo musical da Cascada - Everytime We Touch para vos inspirar:)



Marcadores:


 

Novas Categorias do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!


Acabámos de publicar aqui no blogue a descrição de todas as categorias da edição 2009 Concurso de Vídeos no YouTube BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!

Fica aqui o resumo:

1 - Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca Pública

2 - Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca Escolar

3 - Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca /Estante em Casa

4 - Prémio Melhor Vídeo de aula/actividade escolar para promover a leitura

5 - Prémio Crítico: Melhor Vídeo de uma Crítica/Recomendação a um livro

6 - Prémio Recital: Melhor Vídeo a Recitar/Declamar Poesia

7 - Prémio Repórter: Melhor Vídeo de entrevista a um escritor

8 - Prémio Canção: Melhor Vídeo musical para promover livro, leitura,poesia personagem literária ou biblioteca

9 - Prémio Ler a uma Criança: Melhor Vídeo de Pais a lerem para os filhos

10 - Prémio Ler ao animal de estimação

11 - Prémio Parabéns a um Escritor

12 - Prémio Melhor Vídeo Comédia

13 - Prémio Bocage: (stand-up e contar anedotas), baseada em Literatura, personagens literárias, Livros, Bibliotecas

14 - Prémio Melhor Vídeo de Contador de Histórias

15 - Prémio Melhor Campanha Publicitária "Livros como Prendas"

16 - Prémio Melhor Vídeo feito em telemóvel

Agora que apresentámos todas estas ideias e novidades, ninguém tem desculpa para não participar!

Mais informações e regulamentos em BiblioFilmes.com

Copyright © BiblioFilmes Festival

 

1 - Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca Pública


Está de volta o grande desafio para todos os "amadores" de livros e bibliotecas em que, através um "filme" (em vídeo ou telemóvel), podem contar a sua história e provar o quanto gostam da vossa biblioteca.

Seja utilizador ou funcionário de uma biblioteca, agora tem uma categoria própria, só para as bibliotecas públicas.

Aproveitámos para relembrar uma das participações na edição anterior do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!:

Vídeo 9. Biblioteca Municipal de Carnaxide, de Júlio Raposo, Oeiras, Portugal

Marcadores: ,


 

2 - Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca Escolar


Está de volta o grande desafio para todos os "amadores" de livros e bibliotecas em que, através um "filme" (em vídeo ou telemóvel), podem contar a sua história e provar o quanto gostam da vossa biblioteca.

Com uma categoria própria, só para as bibliotecas escolares.

Aproveitámos para relembrar uma das participações na edição anterior do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!:

Vídeo 3. BiblioDiário, dos alunos do 5ºD da Escola EB2 Gaspar Frutuoso, Ribeira Grande, Açores, Portugal

 

3 - Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca /Estante em Casa

Faça-nos uma visita guiada à sua biblioteca pessoal ou familiar, seja grande ou pequena, pois são todas importantes! Mas participe também no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!

Inspirados pelo nosso outro blogue, o BiblioFotoTeca, criámos esta categoria em que pode fazer um vídeo e mostrar a sua biblioteca pessoal ou estante e falar sobre ela e/ou os seus livros preferidos. Até pode convidar alguns amigos para participarem.

Até porque há uma Nova moda: a Biblioteca em casa. Se ainda não tem uma, esta será uma fantástica oportunidade e incentivo para a criar.

21 Fevereiro 2011: Inspiração? Este é uma animação:

Marcadores:


 

4 - Prémio Melhor Vídeo de aula/actividade escolar para promover a leitura

O título já diz tudo. Seja professor, grupo de teatro ou empresa e tiver alguma actividade que vá realizar numa sala de aula, escola ou sua biblioteca ou outro local relacionada com livros ou para promover a leitura, não se esqueça de levar também uma câmara para filmar e partilhar com o mundo e o BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!

Aproveitámos para relembrar uma participação da 1ª edição:

Vídeo 5. Viajando no mundo da leitura, dos alunos da escola rural EMEB "Sítio dos Campos" cidade de Mogi-Mirim, São Paulo, Brasil

 

5 - Prémio Crítico: Melhor Vídeo de uma Crítica/Recomendação a um livro


Queres ser famoso e até, talvez ser contratado(a) como crítico de livros?

É fácil: filma-te (ou pede ajuda) a fazer uma crítica ou recomendação de um livro que tenhas lido e, se participares, podes estar a caminho da celebridade e do estrelado!

Esta é uma categoria onde as crianças, jovens e adultos podem criar um vídeo com uma crítica ou recomendação baseado na sua leitura (por prazer ou por fazer parte do programa da escola). Além que pode ser uma fantástica actividade para realizar nas escolas.

O nosso objectivo é, além de aumentar a participação no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, também disponibilizar um recurso onde professores, bibliotecários, crianças e adultos possam ver vídeos das críticas feitas por outras pessoas e encontrar livros que também possam gostar de ler. Para o efeito vai ser criada uma plataforma própria pois acreditámos bastante no potencial desta categoria específica.

A ideia é que seja uma crítica/recomendação sobre um livro preferido que já leste mas claro que pode ser sobre qualquer livro lido e a crítica ao livro pode ser positiva ou negativa!

Podes ver aqui um exemplo do que podes fazer, num vídeo em que uma fã (a Amanda) de um escritor (Tom Rob Smith) demonstra a sua paixão pelo livro (Child 44):



Outros exemplos:




Atual: Até o crítico literário do jornal The Washington Post usa este meio:

Marcadores: ,


 

6 - Prémio Recital: Melhor Vídeo a Recitar/Declamar Poesia


Queremos ajudar a incentivar a arte de recitar ou declamar poesia, principalmente junto dos mais jovens, mas não só. Queremos ajudar a revelar o talento poético que está dentro de ti para recitar uma poesia com emoção! Bem como ajudar a divulgar os nossos melhores (ou ainda desconhecidos) poetas.

Podes ler a poesia de um papel ou livro, mas o ideal é que seja recitado de memória e que a estejas a declamar para uma audiência (na escola, em casa ou com um grupo de amigos). Depois é só enviar para BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!

Marcadores: ,


 

7 - Prémio Repórter: Melhor Vídeo de entrevista a um escritor


Sim, tu podes tornar-te um repórter cultural (e quem sabe contratado por uma grande estação de televisão).

Basta que quando um escritor (se for o teu preferido, melhor) visitar a tua escola, a biblioteca, uma livraria - ou mesmo se o vires no centro comercial - tu fazes uma pequena entrevista com perguntas sobre o seu trabalho, livros e inspiração. Não te esqueças de levar uma câmara (mas pode ser com o telemóvel/celular)!

Se a entrevista tiver mais de 3,14 minutos, não te preocupes: façam uma selecção e edição das melhores partes ou enviem dividida em Parte 1, 2, 3 ... bem, já deve chegar:)

A entrevista pode ser também feita em grupo, vocês decidem.

Depois, claro, não se esqueçam de enviar para o BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!

 

8 - Prémio Canção: Melhor Vídeo musical


Se quiser também pode utilizar uma música ou canção para demonstrar o seu amor pelos livros, leitura, poesia, personagem literária ou biblioteca.

E vamos reconhecer também o seu trabalho, criando este Prémio Canção para o Melhor Vídeo musical para promover o livro, a leitura, a poesia, uma personagem literária ou uma biblioteca no BiblioFilmes Festival.

Inspira-te nos teus livros favoritos e torna-os em música!

Marcadores:


 

9 - Prémio Ler a uma Criança: Melhor Vídeo de Pais a lerem para os filhos


Vários estudos demonstram claramente os benefício de leitura de histórias quando a criança vai dormir. Os pais que partilham a leitura de uma história na hora do filho ir dormir podem até contribuir para o seu desempenho na escola.

Ler em casa com os filhos melhora, por exemplo, a capacidade de ler, aumento de vocabulário, aumenta o confiança e melhora a concentração. Além que as crianças gostam e assim aumenta o tempo de qualidade com o seu filho.

Ou seja, você como pai ou mãe, pode ter um grande impacto na capacidade de leitura dos seus filhos partilhando algo tão simples como a leitura de um livro ou história, quando eles vão para a cama. É que ler ao fim do dia ajuda a diminuir os níveis de stress (seus e dos seus filhos) ajudando assim a um sono mais pacífico, além de poder inspirar o interesse e apreciação de uma criança pelos livros.

A leitura antes de deitar ajuda ainda a aumentar a imaginação do seu filho e a confiança dele em falar e ler alto. E é uma autêntica fonte de prazer que vai durar para toda a vida, como todos os para quem os seus pais liam quando eram crianças se devem lembrar.

Em contraponto, outros estudos demonstram que os pais cada vez leiem menos para os filhos. E apenas 10 minutos por dia podem fazer uma grande diferença no futuro do seu filho!

Nós queremos ajudar a tornar esta actividade uma prática normal e divertida. Basta você ler para os seus filhos (de todas as idades), gravar em vídeo e enviar para o BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! para incentivar outros pais para o gosto pela leitura. Ficámos a aguardar!

(Se tiver mesmo jeito para contar histórias para crianças também pode participar no Prémio Melhor Vídeo Contador de Histórias.)


E pode ler até para o seu bebé:

"Os meninos, mesmo no jardim de infância, já se colocam em posição para ler e ouvir histórias. São eles que puxam os pais para as zonas de livros nos centros comerciais e nos supermercados", exemplificou [Isabel Alçada, comissária do Plano Nacional de Leitura], alertando que o contacto com os livros é importante que seja feito o mais cedo possível. "A idade própria para se começar a aproximar o livro das crianças é aos seis meses. Toda a gente pensa que são aos cinco ou seis anos, mas de facto podemos ir ainda mais para trás", frisou, acrescentando que "se as crianças, muito cedo na vida, tiverem o gosto e prazer de serem sentadas ao colo dos adultos, e eles mostrarem-lhes livros, mesmo antes de saberem ler, mostrarem a história, falarem sobre ela, a propósito das imagens, os livros abrir-lhe-ão um mundo de surpresas e de conhecimento", que é importante no seu desenvolvimento pessoal. [Fonte deste parágrafo: Diário de Notícias da Madeira
e imagem ao lado é do Daily Mail]

Marcadores:


 

10 - Prémio Ler ao Animal de Estimação


Sim, é verdade, queremos incentivar, principalmente junto das crianças a leitura em voz alta. E muitas vezes, além de ser bastante engraçado, colocar os mais jovens a ler em voz alta para, por exemplo, um cão, trata-se de uma excelente audiência e incentivo à leitura dos mais jovens, ajudando-as a descobrir que a leitura pode ser ainda mais divertida quando se faz em voz alta.



Além de que pode ser uma excelente actividade para as escolas e bibliotecas, desde que os animais sejam certificados e treinados para estarem quietos durante algum tempo. E pelo menos em Portugal, nunca o vimos ser feito.

Mas também pode ser em casa, com o animal de estimação: além de cães, os gatos, os papagaios, os periquitos, as tartarugas, etc podem ser uns excelentes ouvintes do livro favorito e dar uma bela participação no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!.

Imagens via Vail Daily

Marcadores:


 

11 - Prémio Parabéns ao Escritor

Decidimos aproveitar a nossa iniciativa Parabéns José Saramago e alargá-la a todos os escritores, lançando o seguinte desafio:

- Façam um vídeo a desejar Parabéns e/ou Feliz Aniversário a um escritor autor de um livro que gostem, que vá visitar a vossa escola, etc.

-Atualização: por sugestão dada pela Professora Manuela DL Ramos, foi decidido alargar esta categoria a vídeos de homenagem a um/a Escritor/a

Para as escolas: Sugerimos ainda que utilizem os vossos blogues ou sítios internet para colocarem os vídeos no dia em que o escritor faça anos. Mas, não se esqueçam de nos fazer referência e depois enviar os vídeos para o BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!. Caso contrário, ficámos tristes... afinal fomos nós que demos a ideia:)

Para todos: criámos o blogue ParabénsAoEscritor para onde também poderão enviar os vossos votos de Feliz Aniversário, no dia em que ele ou ela façam anos.

Parabéns ... (ao Escritor), nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos (e livros) de vida! Heeee!


E temos já 3 trabalhos a concurso, participação da Professora Maria Serafina Roque, da Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico, Açores:





Marcadores:


 

12 - Prémio Melhor Vídeo Comédia

Decidimos criar na edição 2009 do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! uma categoria especial para a comédia. O vídeo mais engraçado será também vencedor!

São muitas as possibilidades, ou seja, basta o vídeo ter piada, humor, paródia ou ser divertido e, claro, relacionado com o mundo dos livros.

 

13. Prémio Bocage: Melhor vídeo de stand-up e/ou contar anedotas


Mais uma inovação do BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!: queremos ajudar a promover os livros, as bibliotecas e a leitura através do humor.

Para isso, apresentámos a categoria Prémio Bocage, que está aberta a todos e quer explorar a tua veia humorística, desafiando-te a fazer comédia stand-up e/ou contar anedotas. Queremos depois organizar uma digressão por bibliotecas. Lê a seguir o que podes fazer para participar:

1. stand-up
Conheces aqueles comediantes que se põem de pé em cima de um palco, colocam o seu humor a trabalhar e fazem rir os espectadores? Claro. Isso chama-se comédia stand-up.

Tu também podes concorrer fazendo esse tipo de humor. Basta:

a. que as piadas (pelo menos algumas) sejam baseada em Literatura, personagens literárias, Livros, Bibliotecas, escritores, etc

b. tens de te filmar a fazer stand-up em frente a uma biblioteca pública (ou lá dentro, se tiveres autorização), na tua biblioteca escolar, em frente à tua biblioteca em casa, a uma estante ou, pronto, basta ter um livro na mão!

c. também podes participar mesmo que não seja humor baseado em livros. basta que estejas num dos locais descritos em b).

2. Contar anedotas que sejam baseadas em livros, bibliotecas, ... ou respeitando as alíneas b) e c) atrás referidas.

O nome Prémio Bocage foi por nós escolhido pois, além de ser um famoso poeta português ele também ficou famoso pelas anedotas, apesar delas pouco terem a ver com Bocage. "Pelo menos nada há escrito do seu punho de carácter anedótico. A tradição oral encarregou-se de ir perpetuando todo este acervo, como se fosse da sua autoria". (via Bocage anedótico).

 

14 - Prémio Melhor Vídeo Contador de Histórias

O BiblioFilmes Festival criou mais esta inovadora categoria, de Literatura Oral. Queremos ajudar a divulgar contadores de histórias já conhecidos ou ainda desconhecidos, profissionais ou amadores.

Grave-se num vídeo ou peça a alguém, conte a sua melhor história e participe no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes). Nós queremos encontrar o melhor contador de histórias da Língua Portuguesa!

"No mundo contemporâneo, a figura do contador de histórias está intimamente ligado ao incentivo a leitura, entretenimento cultural e difusor do folclore regional. E a maneira com que é transmitida a história contada, também encontra novas técnicas e formas, mescladas a antigas, tais como o teatro de fantoches e de formas animadas, o teatro de bonecos e a pantomina." Via Wikipédia

 

15 - Prémio Melhor Campanha Publicitária "Livros como Prendas"

O BiblioFilmes Festival quer ajudar a promover os livros como uma excelente prenda para oferecer a alguém.

Seja no Natal, no aniversário de alguém, no Dia dos Namorados, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia dos Avós, Dia da Criança, Dia do Livro, ..., queremos valorizar o livro também como oferta numa ocasião especial.

Para o efeito, criámos o seguinte briefing para uma situação (mais ou menos, por agora) imaginária:

"Estamos em 2018. O mundo está numa grave crise financeira. Também por causa disso, as pessoas leiem cada vez menos. A população só vê tv e vai ao cinema (ambos são grátis). Os livros vendem-se cada vez menos. As livrarias fecham. E já ninguém se lembra que dar um livro de presente era há uns anos atrás um momento de felicidade e uma excelente escolha".

Cabe-te agora a ti ajudar o livro a sobreviver e criares uma campanha publicitária para um anúncio de televisão/cinema para mudar o estado das coisas e cujo tema é "Livros como Prendas" ou "O Livro é uma Prenda"!

Cria uma frase/slogan e a partir daí constrói o teu vídeo publicitário e ajuda a tornar o livro ainda mais excitante.

Marcadores: ,


 

16 - Prémio Melhor Vídeo feito em telemóvel/celular

Pode participar no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! com um filme feito com um telemóvel (celular, no Brasil) e o melhor será o vencedor!

Aproveitámos para relembrar esta participação na edição 2008 do BiblioFilmes:

Vídeo 10. Biblioteca Angola, da Escola de Luanda, Angola

 

Copyright © BiblioFilmes Festival



O Festival de Cinema BiblioFilmes (BiblioFilmes Festival - baseado no livro) preserva bastante a autenticidade e é um conceito e formato completamente inovador e como devem imaginar, deu muito trabalho e muitos neurónios foram gastos na sua criação e contínua implementação.

É um festival de cinema de curtas-metragens que visa incentivar a utilização de livros, bibliotecas e a promoção da leitura em filmes mas é mais que um festival de cinema graças às várias secções e categorias nele incluídas e no qual os participantes com filmes e vídeos a concurso mantém reservados todos os seus direitos de autor.

Além disso, deve ser das iniciativas mais transparentes, com a criação do blogue e a apresentação das novidades que temos conhecimento e das que nós próprios criámos, visando cumprir o seu principal objectivo de promoção do livro, da biblioteca e da leitura e também inspirar os visitantes, visando a sua participação activa.

Ora, como compreenderão, nós além de pedirmos o maior número de participações possíveis, tendo para isso criado várias categorias específicas e que são, na nossa humilde opinião, além de inovadoras e muito interessantes, distinguem-se pelo seu carácter original e de novidade, pelo que também pedimos respeito pelas nossas criações.

Ou seja, e esta informação é direccionada a proprietários, presidentes, administradores, directores, editores, consultores, colaboradores de empresas, grupos e instituições:

- se tiver gostado das nossas ideias e as pretender utilizar ou associar a sua empresa ou instituição a uma ou mais das categorias das 3 secções do Festival, nós estamos disponíveis para receber a sua proposta comercial/patrocínio/apoio ao BiblioFilmes Festival e teremos o maior prazer em colaborar para encontrar a melhor solução que possa servir todas as partes, incluindo os participantes da iniciativa BiblioFilmes Festival.

O nosso email para tratar desse assunto é BiblioFilmes [arroba] abcdaenergia [ponto] com

Obrigado a todos pela visita e gratos pela atenção e compreensão,

Organização BiblioFilmes Festival:



- Vitor Meneses, Diplomado em Educação ( Curso de Professor do 1º Ciclo e frequência em Licenciatura Ciências da Educação) e autor do conceito e formatos do festival

- Helena Magalhães, Professora de Inglês/Alemão

- Luís Sil, Professor de Biologia

- Helena Isabel, Aluna Universitária (Medicina)

- João Carlos, Aluno Universitário (Medicina)

Apoio à Organização:

- Celso Calles, Consultor Jurídico

 

A avalanche vai começar...

O BiblioFilmes Festival está mais interessante e completo.

E o blogue vai também contar tudo.

Agora ninguém tem razões para não participar!

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Desapareceram 284 mil livros das bibliotecas japonesas em 2007



Cerca de 284 000 livros no valor de 400 milhões de ienes desapareceram das bibliotecas públicas de Tóquio e outras grandes cidades do Japão no ano fiscal de 2007, de acordo com um estudo, que também aponta para que a maior parte deve ter sido roubada.

Em muitos casos, os ladrões deixam nas estantes as capas no lugar dos livros que levaram. Mais sobre a notícia em The Daily Yomiuri

Como será em Portugal e no Brasil? Este era um bom estudo para realizar nas nossas bibliotecas públicas.

(Participe nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes. Mas não com livros roubados:)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

 

Fantástica paródia usando Harry Potter (protesto baseado em livros)

O que vão assistir é o direito à indignação de um grupo de pessoas contra as condições que um grande super-mercado oferece aos seus funcionários, inspirando-se nos livros de Harry Potter.

Harry e os seus amigos juntaram-se neste vídeo cheio de humor para combaterem o Dark Lord Waldemart e o seu terrível programa de cuidados de saúde que os torna prisioneiros da empresa.

Muito original e vale mesmo a pena ver, apesar de ser em inglês (inclui uma dança e a música Thriller, de Michael Jackson).

Harry Potter and the Prisoners of Waldemart


Sugestão do BiblioFilmes Festival: Quer protestar? Faça-o! Mas que seja baseado em livros!

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Comédia)

Marcadores:


 

O sítio BiblioFilmes.com neste momento está em baixo :(

Não é nenhuma depressão nem culpa nossa mas brevemente já deverá estar novamente "ao vivo" e em linha (online)! [actualização: já está bom:]

De qualquer forma, as nossa desculpas. Aproveite para ler um livro ou descobrir (ainda mais) o blogue:)

ps. a avalanche não foi ontem (é como as previsões da meteorologia:) mas está a chegar...

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Comédia)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

 

Novo trailer para o novo Harry Potter

Boas notícias para os fãs de Harry Potter ansiosos por ver o novo filme Harry Potter e o Príncipe Misterioso, que estreia em Julho de 2009.

Este é o novo trailer (pode ver o anterior aqui) e vai ter a sua aparição nos cinemas dos Estados Unidos esta semana, na estreia do filme Twilight/Crepúsculo! E tem uma cena na biblioteca!

Half-Blood Prince Trailer HD

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: ,


 

Amanhã: Prepare-se para uma Avalanche...


... de novidades sobre o BiblioFilmes Festival!

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Até 10 Dezembro: Envie os Parabéns a Manoel de Oliveira, em vídeo ou fotografia


No próximo dia 11 de Dezembro de 2008, o realizador português Manoel de Oliveira completará cem anos de idade, mantendo-se em plena actividade.

Esta efeméride é digna de comemoração também pelo BiblioFilmes Festival, que se associa, deste modo.

Ou seja, depois dos Parabéns José Saramago, o BiblioFilmes Festival decidiu celebrar o próximo aniversário de Manoel de Oliveira (faz 100 anos!).

Trata-se da iniciativa Parabéns Manoel Oliveira! que decidimos organizar no âmbito das Comemorações do Centésimo Aniversário do realizador Manoel Oliveira, o mais velho do mundo no activo e que deve servir de exemplo para todos. E também como homenagem pelo famoso realizador ter feito várias adaptações de livros para o cinema (adaptou 5 livro livros de Agustina Bessa-Luís, sendo Vale Abraão,provavelmente, o filme mais marcante e o seu novo projecto é SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA que parte do texto de Eça de Queiroz e deve chegar aos cinemas em 2009).

O convite/desafio é o seguinte:

- Faça(m) um vídeo ou uma fotografia a desejar os Parabéns ou Feliz Aniversário a Manoel Oliveira

- Coloque o vídeo num sítio de alojamento de vídeos que permita a partilha

- Envie até 10 Dezembro para o
BiblioFilmes Festival por email o endereço do vídeo ou a fotografia (também podem enviar desenhos)


- No dia 11 de Dezembro de 2008, dia do aniversário de Manoel Oliveira, nós colocaremos online os vossos parabéns aqui e no "blogue oficial" do seu 100º aniversário, em "Parabéns Manoel Oliveira!"

- Contámos com pelo menos 100 participações Parabéns Manoel Oliveira! (faz 100 anos!)

Seja criativo: faça um filme, invente uma música, use um disfarce, dance... a imaginação é o limite para desejar os parabéns a Manoel Oliveira!

Temos a certeza que será a melhor prenda de anos de Manoel Oliveira, pelo que contámos com a sua participação.

É fácil participar, como podem ver clicando em Parabéns Manoel Oliveira!

Qualquer questão ou dúvida, mande-nos um email!

[Foto de Manoel Oliveira por Miguel A. Lopes
Foto 100 por sadandbeautiful (Sarah)]

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

 

The Reader - O Leitor


Trata-se de um drama romântico passado numa Alemanha pós-II Guerra Mundial e conta a história de "um homem cuja vida tem sido marcada por um caso ilícito com uma mulher mais velha durante a sua juventude".

O filme é baseado no livro The Reader (O Leitor) do escritor Bernhard Schlink. O livro já foi traduzido em 39 línguas e recebeu numerosos prémios e foi o primeiro romance alemão a chegar ao primeiro lugar da Lista de Mais Vendidos do jornal The New York Times. O filme deve estrear a 10 de Dezembro.

Veja o trailer:



(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?