sexta-feira, 25 de abril de 2008

 

A Decisão do Júri

(Pode ver os vídeos vencedores em BiblioFilmes.com)

Foram os seguintes os membros do Júri que escolheram o Vídeo 1. "Onde me levam as palavras" em 1º lugar, com algumas das suas observações:

Dra. Teresa Silveira: Teve 93% na grelha que criou tendo em conta os critérios sugeridos pela organização. "Excelente, inspirador e mensagem bem transmitida."

Dr. Pedro Vasconcelos: "Encontrar um vencedor não foi fácil, pois fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de alguns dos trabalhos apresentados. Surpreendi-me, fui levado por leituras diversas, que fizeram com a que a decisão ficasse dificultada. A utilização dos parâmetros sugeridos foi útil, mas a decisão acabou por recair principalmente naquele que me parece mais completo enquanto fruto de uma linguagem audiovisual."

Dr. Nelson Lage: 1.º Lugar : vídeo 1 “ Onde me levam as palavras”. Qualquer um dos 3 Vídeos que escolhi como os melhores, a meu ver, cumprem os objectivos definidos pela Bibliofilmes e apresentam um bom grau de originalidade, uma mensagem clara e de certo modo entretêm e certamente serão inspiradores para muitos jovens. Classificar os vídeos foi difícil e escolher entre estes três também, mas considero que o primeiro lugar é o que melhor conseguiu juntar originalidade, estruturação e mensagem."

Dra. Helena Magalhães: No vídeo "Onde me levam as palavras" a abordagem do tema a concurso foi bastante original, passando a ideia algo romântica da paixão pela leitura, ideia essa bem complementada pela escolha dos desenhos animados. Passa ainda a ideia do nosso imaginário e das "viagens" que efectuamos através da leitura. Objectivo bem conseguído e de forma interessante."

João Carlos: "Selecciono o vídeo 1 para o primeiro lugar pois possui todos os requisitos necessários à vitória: é original, divertido, interessante e didáctico.
A existência de mudanças de cenário, da transição entre imagens reais e imagens de banda desenhada e a escolha de uma banda sonora adequada a cada momento da história representada, tornam o vídeo interessante do ponto de vista estético e incentivam os espectadores a querer continuar visualizá-lo.
A história representada transmite a importância que os livros têm na vida dos realizadores e procura incentivar o público a ler e a dirigir-se às bibliotecas. É , portanto, um vídeo merecedor do primeiro lugar."

Os outros dois estimados membros do Júri tiveram uma decisão diferente para qual deveria ser o vencedor e aqui ficam os seus importantes registos também, no que a Organização considera mais dois vencedores do BiblioFilmes nesta categoria:

Galeno Amorim escolheu o Vídeo 1 em 3º, tendo atribuído o 1º lugar ao vídeo 7, Desenhos Complementam a Leitura: "Sem pronunciar uma palavra que fosse, o vídeo 7 faz um veemente apelo à leitura, dito com doçura e delicadeza pelas linguagem dos sinais. E o faz de maneira simples, sem qualquer pieguice, porém com uma extremada força interpretativa do pequeno leitor-ator."

Helena Isabel, escolheu em 3º o vídeo nº1 "Como é um vídeo género "morangos com açúcar" tenho a certeza que chamará a atenção de muitos jovens, e criará uma vontade enorme de visitar uma biblioteca mal o vejam.", tendo sido a sua escolha para 1º lugar o vídeo 3, BiblioDiário: "Escolhi este vídeo para o 1º lugar uma vez que, é um vídeo original e apelativo pois para além de ser um diário de uma biblioteca, tem também o seu lado humorístico."

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?