segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

 

Bibliotecários e Bibliotecas no Cinema - uma lista de filmes


Alguma vez teve curiosidade em saber que filmes incluem bibliotecas ou bibliotecários? Pois fique a saber que Martin Raish criou uma extensa lista com uma filmografia anotada de filmes que incluem bibliotecários e bibliotecárias. Inclui 550 produções de Hollywood (e algumas estrangeiras) que de alguma maneira significativa incluem uma biblioteca ou um/a bibliotecário/a.

Os filmes estão divididos em 4 grupos (clique para ver):
GROUPO A
Alguém diz ou faz alguma coisa que claramente o/a identifica (ou alguma outra personagem) como bibliotecário. Esta pessoa pode ser um profissional, um padre, um aluno assistente, um director ou algum outro tipo de "bibliotecário". Alguns têm papeis importantes, outros quase não têm uma dúzia de palavras a falar. (Cerca de 175 filmes.)

GROUPO B
Uma biblioteca é utilizada para investigação, estudo, para encontrar alguém ou com outro propósito, mas qualquer bibliotecário que possa aparecer é essencialmente menos importante que uma peça de mobiliário que ajuda a identificar o cenário. (Cerca de 150 filmes.)

GROUPO C
Nenhum bibliotecário ou biblioteca é mostrado, apenas mencionado ou referido de passagem. (Cerca de 50 filmes.)

GROUPO D
Filmes que o autor não viu ou encontrou comentários e descrições mas que são incluídos nos créditos como "bibliotecário" pelo que assume ele ou ela actuaram e falaram. (Cerca de 175 filmes.)
Martin agradece correcções e comentários para todos os filmes listados na sua página, especialmente os cujas descrições estejam incompletas. Podem enviar as vossas contribuições para Martin Raish

Destaque ainda para:

Títulos dos filmes em ordem alfabética

Lista de actores e actrizes que interpretaram bibliotecários

Pequena bibliografia de artigos sobre bibliotecários no cinema

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?