segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

 

5 resoluções para os pais crirem filhos leitores

Ou: Como Educar o seu Filho a ser um Leitor de Livros.

Já publicámos 20 resoluções para 2009. Mas não podemos deixar de divulgar mais estas 5, especialmente direccionadas aos Pais, para estes garantirem que os seus filhos serão criados e educados como leitores (e, até Abril, participarem no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, categoria Prémio Ler a uma Criança: Melhor Vídeo de Pais a lerem para os filhos). Afinal, basta um pouco de pó de pirlim-pim-pim...


Sabe o que separa as crianças que lêem e as que não o fazem? Pelo menos de acordo com a opinião de Diane Bloom no Examiner, a resposta tem uma palavra: Pais. Principalmente para os que têm filhos mais novos, aqui fica então, por ordem de importância, o que o pai e a mãe devem fazer em 2009:

#1 Fale sempre da leitura como um "doce". Torne os livros e o tempo para os ler algo que vale mesmo a pena. Por ex., diga: "Se nós limparmos o quarto rapidamente, ainda teremos 45 minutos para ler!". Não diga, "Se leres um capítulo do teu livro podes comer bolachas e chocolate."

Desencoraje os professores ou a escola darem recompensas pela leitura. Explique que isso pode dar o sentimento à criança que ler é uma actividade desagradável para a qual ela precisa ser recompensada. O contrário é a verdade. Um mundo de maravilha, excitação e exploração sem limites espera o seu filho nos livros. Dê livros como recompensas e prendas não associadas a tarefas.

#2 Leia todos os dias para os seus filhos. A autora chama-lhe "tempo pó de pirlim-pim-pim". Lembre-se do Peter Pan [Veja 6.34m do filme da Disney, em português, no YouTube]: era o pó de pirlim-pim-pim da Fada Sininho que permitia às crianças voar. Pense nesse voo e as experiências que elas tinham na Terra do Nunca como uma metáfora para a expansão da imaginação.

E bastam 15 minutos por dia deste pó de pirlim-pim-pim. Crie um horário. Ao fim de algum tempo já não será possível sentar a jantar ou deitar (você escolhe) a sua criança se ainda não tiver lido. Torne esta actividade um hábito e uma tradição familiar que o seu filho irá lembrar para toda a sua vida e irá passar para os filhos dele. Ler em conjunto também ajuda a criar uma atmosfera de partilha de ideias e de pensamento crítico.

De qualquer forma, além de cuidar que a sua criança esteja saudável e em segurança, ler ao seu filho é uma das mais importantes coisas que pode fazer por eles. Não se arrependerá desta resolução.

#3 Faça visitas regulares à biblioteca ou à livraria, pelo menos uma vez por semana. Além de livros por empréstimo, compre também alguns. A biblioteca pessoal de uma criança é uma fonte de orgulho, memórias e um local de referência. Escolha livros para os seus filhos mas deixe-os também procurar e descobrir títulos por eles próprios.

#4 Crie um cantinho especial de leitura na sua casa. Basta uma cadeira especial e um candeeiro. Ou uma estante ao lado de um sofá, almofada e luz. Seja onde for, o que interessa é que seja confortável e bem iluminado. Desligue a tv ou o computador se incomodar.

#5 Faça de você mesmo um exemplo. Você não pode esperar criar e educar leitores se não der o exemplo. Como em tudo, o seu filho vai fazer do seu comportamento um modelo. Nas suas deslocações à biblioteca não se esqueça de trazer um livro para si e lê-lo! Fale com eles sobre o que leu, quando apropriado. Mostre-lhes que você ama os livros.

Traduzido e adaptado de 5 resolutions to guarantee you'll raise a reader -- start with a little pixie dust...

Marcadores: ,


Comments:
É engraçado que tem pais sempre a reclamar da falta de leitura dos filhos. No entanto, muitos desses pais quase nunca pegam um livro para ler. Como é, então, que o filho passará a se interessar pela leitura?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?