sexta-feira, 6 de março de 2009

 

Estudos apoiam benefícios da TV Educativa na Leitura


A televisão educacional, com programas bem feitos pode ensinar às crianças skills distintos como o reconhecimento de letras e sons, bem como cultivar o amor pela leitura, com programas como a Rua Sésamo. Pode ler+ em Televisão educativa pode ajudar a preparar as crianças mais novas para a escola

Mas alguns especialistas também chamam a atenção dos pais e educadores para estarem atentos ao lado negro da televisão, particularmente à luz dos dados que sugerem que a exposição diária das crianças aos media pode exceder a quantidade de tempo que elas passam na escola.

“Parece que ver programas educativos apropriados à idade durante o pré-escolar está associado positivamente à leitura,” disse Marie Evans Schmidt, do Center on Media and Child Health no Children’s Hospital de Boston. “Mas podem existir efeitos secundários do consumo de televisão em geral para as crianças mais velhas que estão a aprender a ler."

"O receio é que ver televisão pode substituir a prática da leitura o que, claro, afecta se e quanto mais cedo as crianças se tornam leitores fluentes".

E você, o que é que acha: a televisão é amiga ou inimiga da leitura e do amor pelos livros?

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros (data limite: 19 de Março), BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes - até 2 de Abril)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?