quinta-feira, 30 de abril de 2009

 

As escolhas do Júri Trailer de Livros: Dr. José Afonso Furtado

Categoria Melhor Trailer enviado por um Autor:

1. Alexandre Heredia, Predadores, Editora Multifoco

2. Ana Paula Maia, A Guerra dos Bastardos, Editora Língua Geral.


Considerações: Esta secção parece-me a mais fraca das três. Apesar disso, escolhi estes dois, por ordem de preferência, sobretudo tendo em conta o factor Entretenimento do trailer.

Categoria Melhor Trailer enviado por Editora

1. "O pássaro pintado" de Jerzy Kosinski

2. "Criaturas da noite" de Lázaro Covadlo

3. "Futebol: sol e sombra", de Eduardo Galeano


Considerações: Aqui deparamo-nos com a situação singular de só uma editora ter enviado propostas a concurso. Penso que a trailer para o livro de Kosinski é o que consegue o melhor equilíbrio entre a promoção do livro e a qualidade estética do vídeo, que, utiliza com a propósito imagens de arquivo onde se integram com harmonia outras, originais, tornando-se assim apelativo para o eventual comprador/leitor. O mesmo se passa, em menor grau, com o livro de Eduardo Galeano (que escreveu excelentes textos sobre futebol), mas onde as imagens de arquivo são menos esclarecedores para um leitor não conhecedor, pois pode não ser evidente a relação estabelecida com as ditaduras na América Latina (matéria em que Galeano se empenhou militantemente). Por isso coloquei em segunda posição a obra de Lázaro Covadlo, que merece ser conhecida entre nós, e que privilegia a originalidade e criatividade (nem sempre do modo mais feliz…)

Categoria Melhor Trailer enviado por Outros Profissionais

1. "A Noite de Natal do palhaço João-Surpresa", de Janie Louise Hunt e Dugald Steer, editado pela Porto Editora. Enviado por Filbox Produções.

2. "José Lima: Um Grito de Revolta", do escritor Pedro Oliveira Pinto, editado por Livros de Seda, enviado por Booktailors - Consultores Editoriais.

3. "Amores Finitos", do escritor António Machado, editado por Quasi Edições. Enviado por Booktailors - Consultores Editoriais

4. Dom Casmurro, de Machado de Assis. Enviado por LivroClip.


Considerações: o trailer sobre A Noite de Natal do palhaço João-Surpresa", de Janie Louise Hunt e Dugald Steer parece-me ser o melhor não só desta secção como de todas as propostas a concurso. Pese embora parecer inicialmente ser um pouco tributário da estética televisiva, o que é certo é que combina como nenhum outro os critérios a ponderar: Cumprimento dos objectivos do concurso (Promover o livro e a leitura), Originalidade e criatividade e Entretenimento do trailer. Acresce que, tratando-se de um livro infanto-juvenil, aponta para um alvo prioritário em termos etários para a promoção da leitura, sendo que os factores estéticos e criativos contribuem para ressaltar o apelo do livro. Em segundo lugar, optei pelo vídeo sobre "José Lima: Um Grito de Revolta", pela extrema eficácia na comunicação sem necessitar de meios sofisticados. Verifica-se no conjunto das candidaturas uma tendência para a mobilização de meios expressivos “abafar” a comunicação e a mensagem. Por isso me pareceu importante demonstrar que uma certa austeridade de meios não só não prejudica como pode reforçar a chamada de atenção para uma obra. O trailer relativo à obra Amores Finitos", do escritor António Machado, parece-me esteticamente muito conseguido, contrastando o carácter directo e interpelante das frases com imagens de coloração ténue e pouco impositivas. Por fim, achei interessante o trailer do Dom Casmurro pelo carácter criativo e «descomplexado», em linguagem quase de telenovela, como apresenta aquele que é provavelmente o maior clássico da literatura brasileira.

DECLARAÇÃO DE INTERESSES: sou editado pela Booktailors que, nesta secção, apresentou trailers que estão colocados no segundo e terceiro lugares.

MELHOR VÍDEO
"A Noite de Natal do palhaço João-Surpresa", de Janie Louise Hunt e Dugald Steer, editado pela Porto Editora. Enviado por Filbox Produções.
Pelas razões anteriormente aduzidas.

Obrigado, Dr. José Afonso Furtado!

(Apresentação das escolhas do Júri aos Prémios Trailer de Livros do BiblioFilmes Festival)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?