terça-feira, 8 de setembro de 2009
Gripe A: Bibliotecas Escolares e Mensagem da Turma da Mônica
1. Projecto «Ler +, agir contra a Gripe» (PDF)
2. No DN: Gripe A: Bibliotecas ajudam alunos a estudar em casa:
Preocupadas com a pandemia, as escolas preparam meios para manter os alunos ocupados nas bibliotecas quando faltarem professores, e até em casa, se os estabelecimentos de ensino precisarem de fechar. (...)
As autoridades de saúde já alertaram que as crianças e os jovens estão entre os mais afectados pela doença e por isso é de esperar que muitos sejam obrigados a faltar às aulas. (...) Tendo isso em conta, a coordenação da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) pediu aos cerca de 1500 professores responsáveis por estes espaços para incluírem nos planos de contingência de cada escola medidas para manter "actividades à distância". (...) Por um lado, disponibilizando livros da própria biblioteca, por outro, indicando os locais na Internet onde existe informação adequada. Assim, os alunos podem estudar e até testar os seus conhecimentos, com fichas de trabalho que são disponibilizadas na Internet.
Além disso, os professores bibliotecários são aconselhados a fazer listas com livros, filmes e até sugestões de passeios para manter os jovens ocupados com actividades "culturalmente relevantes" - quer na escola, caso um professor falte, quer no domicílio, se for necessário mandar um aluno ou uma turma para casa. (...) Por outro lado, as próprias bibliotecas deverão ter meios de protecção - como desinfectantes, lenços, luvas e máscaras - para serem utilizados pela equipa. E dar informação sobre a gripe A.
Aliás, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, vai ser lançado um livro digital intitulado [já disponível:] O Nuno escapa à gripe A [também em PDF], escrito pela dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O livro, ilustrado, servirá para mostrar aos mais pequenos qual a melhor estratégia para evitar o contágio, (...) [nota: também será lançado o Canções musicadas e animadas que permitem mimar os gestos essenciais para a prevenção e acção contra a Gripe A-2009.]
As bibliotecas vão disponibilizar pacotes de livros, organizados por disciplina e por ano, para os alunos levarem para casa. Vão também indicar conteúdos que podem ser encontrados na Internet. Fichas com exercícios, para as diferentes disciplinas e anos, serão dadas na biblioteca e "afixadas" na Internet. Assim, os alunos podem testar os seus conhecimentos . Os professores vão elaborar propostas de leituras, filmes e sítios a explorar pelos alunos impedidos de ir à escola. Os professores vão utilizar as redes sociais para comunicar com os alunos. E devem começar já a activar estes meios, recolhendo contactos. Vão ser organizados 'kits' com materiais pedagógicos (livros, fichas, filmes, jogos) para usar nas salas de aula, quando faltar o professor.
3. Mensagem da Turma da Mônica - campanha prevenção gripe suína:
via Gibiteca.com
4. Ainda no Brasil, iniciativa interessante: Cartilha em quadrinhos sobre a gripe H1N1.
(Mais inspiração, também para manter alunos ocupados em caso de pandemia: Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou o Curta BiblioFilmes)
Marcadores: Animação, Bibliotecas, Gripe A