quarta-feira, 19 de maio de 2010

 

BiblioFilmes 2010: As Escolhas do Professor José Afonso Furtado

Pode (re)ver todas as participações ao Prémio Trailer de Livros 2010 + Curta BiblioFilmes 2010 e respectivos vencedores em BiblioFilmes.com, mas gostávamos de destacar as escolhas de José Afonso Furtado, distinto membro do Júri e no Twitter (@JAFurtado) uma das melhores fontes de informação sobre o mundo dos Livros e Publicação, em papel e electrónicos.

E as escolhas foram...

Trailer de Livros

Melhor Trailer enviado por um Autor/a

- Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, de Ana Paula Maia. Publicado pela Editora Record.

- Mansão Ouro Negro, de Mario de Carvalho. Publicado pelo Clube de Autores

Considerações: Penso que a trailer para o livro de Ana Paula Maia é o que consegue o melhor equilíbrio entre a promoção do livro e a qualidade estética do vídeo, tornando-se assim apelativo para o eventual comprador/leitor. Acresce que é uma oportunidade para divulgar a obra da escritora brasileira no nosso País, onde não se encontra editada. Mansão Ouro Negro, de Mario de Carvalho, e menor qualidade, consegue ainda assim uma utilização razoável dos recursos imagéticos, textuais e sonoros.

Melhor Trailer enviado por uma Editora

- Só no escuro podes ver as estrelas, de Cristina Boavida. Guerra e Paz Editores.

- O Principezinho – O Grande Livro Pop-Up, segundo Antoine de Saint-Exupéry. Editorial Presença

Considerações: Penso que o trailer mais bem trabalhado do ponto de vista estético é o referente ao livro Só no escuro podes ver as estrelas, de Cristina Boavida. É o mais «profissional», talvez por se aproximar do modelo de trailer de filme. A síntese do argumento é bem feita e bem lida, articulando-se adequadamente com os outros elementos mediais. No caso do O Principezinho, considero que o trailer é um pouco estático e não muito original, mas a qualidade do livro (e a recuperação que faz da técnica do pop-up) consegue torná-lo bastante apelativo, salientando-se portanto os factores «Mensagem clara e cumprimento dos objectivos do concurso (promoção da leitura, bibliotecas e/ou livros)» e «Inspirador (dá vontade de visitar uma biblioteca ou ler/comprar um livro)»

Melhor Trailer enviado por um Leitor

- Aventura na Quinta das Lágrimas - Participação da Ana Patrícia Nunes Semedo e Paula Cristina Gonçalves Rodrigues, enviada pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva

- Alberto na Antárctida - Participação da turma de 5º ano (2º Ciclo), da Escola E.B. 2,3 de Ancede (Eiriz-Baião), enviada pela Profª Helena Serdoura

Considerações: Optei pelo trailer Aventura na Quinta das Lágrimas por divulgar, com a qualidade possível, o livro, as autoras, um espaço como a Quinta das Lágrimas e a sua relação com factos da nossa história, podendo assim induzir de vários modos a leitura, o conhecimento histórico e a importância do nosso património monumental. Já o Alberto na Antárctida consegue articular uma realidade do quotidiano (frequência de uma biblioteca escolar, de uma sala de aulas…) com outras realidades gráficas (desenho, imagens fotográficas) com uma história que utiliza o recurso do sonho para passa a mensagem da «salvação do planeta».

Melhor Trailer enviado por Outros Profissionais (Produtoras, Livrarias, Consultoras, ...)

- "O macaco ornamental", de Luís Henrique Pellanda. Bertrand Brasil.



GRANDE VENCEDOR JÚRI

- Só no escuro podes ver as estrelas, de Cristina Boavida. Guerra e Paz Editores.

Pelas razões explicitadas

(Nota da Organização: em virtude da situação de empate, em consenso com as escolhas do membro do Júri Francisco Belard, foi declarado Vencedor Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, de Ana Paula Maia)


CURTAS:

Das onze obras a concurso, verifica-se que 5 são Filmes de animação realizados pela turma do 6ºC da Escola E.B. 2,3 nº1 de Lagos sob orientação dos professores Carlos Dias e João Martins e que adaptam textos literários. Poderiam, eventualmente, ser considerados como trailers. Dado a origem comum, apresentam soluções próximas e alguns problemas semelhantes, como a dicção dos narradores. Outras duas são realizadas pela Biblioteca Municipal José Baptista de Vila Velha de Ródão, sob a forma de Teatro de Fantoches, respectivamente "Macaco do rabo cortado" adaptado do livro de Lígia Brazão, e «O rabo do esquilo» de Lara Xavier. A ideia é interessante, constituiu certamente um interessante trabalho de grupo, a representação é bastante adequada e muitos furos acima dos exemplos anteriores, mas a fórmula adoptada leva a uma câmara estática, por vezes a sérios problemas de iluminação e a um ponto de vista fixo. Julgo que são características dificilmente compatíveis com a realização de uma obra fílmica.

A minha classificação é então a seguinte:

1 - Tétrio, vazio e gelado de eSteve ePonto por ser o que apresenta de modo mais consistente uma gramática fílmica, com um cenário bem conseguido, diversificação de movimentos e pontos de vista e com um nível de representação do actor muito aceitável.



2 -"Os Anjos Vivem nas Bibliotecas", Concepção e Encenação Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Turmas 11ºB | 11ºC | 10º G. Orientação: Virgínia Sá Pereira | Carlos Paulo

3 - João Massa descobre a Biblioteca Virtual - Curta de animação desenvolvido pela Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

Embora estas duas curtas sejam de temáticas e preocupação semelhantes, hierarquizei-as por esta ordem por considerar que a primeira cumpre mais adequadamente o critério Mensagem clara e cumprimento dos objectivos do concurso (promoção da leitura, bibliotecas e/ou livros) e Inspirador (dá vontade de visitar uma biblioteca ou ler/comprar um livro).

Por outro lado, a curta João Massa descobre a Biblioteca Virtual tem, quanto a mim, problemas de compreensão para quem lida com a realidade portuguesa: o termo em Biblioteca Virtual não é, entre nós de uso corrente, e o vídeo refere-se a um serviço (a Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo) que não tem equivalente em Portugal

GRANDE VENCEDOR JÚRI

Tétrio, vazio e gelado de de Steve ePonto


Lisboa, 22 de Abril de 2010

José Afonso Furtado

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?