quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

 

Resolução de ano novo para os pais: Vou ler para os meus filhos todas as noites


Uma das ideias que temos para sugerir para a criação de um BiblioFilme, é o pai ou a mãe a ler para (ou com) o seu filho mais novo parte de um livro infanto-juvenil.



Ora de Inglaterra, no âmbito do seu novo Ano Nacional de Leitura 2008 que irá ser oficialmente lançado em Abril, chegou dos seus responsáveis a excelente ideia de, no âmbito das promessas/resoluções que todos nós fazemos no início de cada ano, apelarem a que uma delas fosse a dos pais passarem mais tempo a lerem para as suas crianças.

O Secretário das Escolas Ed Balls disse que ler uma história à criança antes dela ir dormir todas as noites poderá ter um grande impacto no seu desenvolvimento. " Ler pode trazer divertimento à sua vida, alimentar a sua imaginação e desenvolver a sua curiosidade sobre o mundo".

O Ano Nacional da Leitura tem algumas ideias para promover a leitura em diferentes grupos etários, nomeadamente:

- Para bébés até aos 3 anos: fazer um livro de recortes sobre o seu filho cheio de imagens e palavras. Leia as palavras com o seu filho e faça-os dizer o que mais deveria estar na estória deles.

- Dos 3 aos 5 anos de idade: recorte imagens de catálogos ou revistas de objectos que comecem todos pela mesma letra, mais algumas que não. Escreva os nomes dos objectos e faça o seu filho fazer corresponder a imagem ao nome.

- Dos 5 aos 8 anos: faça o top 5 das leituras da sua família. Pergunte a toda a gente da sua família para nomearem as suas leituras favoritas - pode ser um livro, uma revista, banda-desenhada ou um jornal. Envolva os avós, primos, etc. E veja se os seus vizinhos também participam.

Fonte: BBC

Comments:
Adorei a dica! E acredito que os pais podem ler até para os filhos com mais idade. O meu irmão mais novo tinha companhia para ler até a adolescência. Além de fazer uma leitura "coletiva", costumávamos conversar sobre a história. Hábito que dura até hoje!
Abçs
Sintian
http://bloguinfo.blogspot.com/
 
Olá Sintian,

Tem razão, é um pouco estereotipada a visão de que os pais só devem ler para as crianças mais novas. Não devem existir limites de idade para os pais lerem para ou com os filhos.

Obrigado pela achega e pela visita.

Abraços,

A Organização do BiblioFilmes
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?