sábado, 16 de fevereiro de 2008

 

23 de Abril: Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

É também a data em que terminarão as votações para conhecer os vencedores do BiblioFilmes (não esquecer que os vídeos terão de ser enviados até 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil).

Uma vez que não existe informação em português (no mínimo lamentável), vamos nós fazer um serviço público e traduzir a informação fornecida pela Unesco sobre a história desta importante data:

"Com a celebração deste dia no mundo inteiro, a UNESCO pretende fomentar a leitura, a indústria editorial e a protecção da propriedade intelectual por meio do direito de autor.


© Unesco

No dia 23 de Abril de 1616 faleciam Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Também a 23 de Abril, nasceram – ou morreram – outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo.

Por este motivo, esta data tão simbólica para a literatura universal foi a escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, e incentivar a todos, em particular os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a insubstituível contribuição dos criadores ao progresso social e cultural. A ideia desta celebração partiu da Catalunha (Espanha), onde a 23 de Abril, Dia de S. Jorge, é tradição oferecer uma rosa a quem comprar um livro.

O êxito da iniciativa Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor depende fundamentalmente do apoio que receba de todas as partes interessadas (autores, editores, livreros, educadores e bibliotecários, entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e meios de comunicação), mobilizados em cada país por meio das Comissões Nacionais para a UNESCO, as associaciações, os centros e clubes UNESCO, as redes de escolas e bibliotecas associadas e quantos se sintam motivados para participar nesta festa mundial."

É o nosso caso!

Nota:
Póster com texto em Inglês e Francês
Póster sem texto (para você acrescentar o texto na sua língua)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?