segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

 

Edgar Allan Poe: Homenagem de Fernando Pessoa


Comemora-se hoje, 19 de Janeiro 2009, o bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe. O jornal DN faz referência ao acontecimento, no bastante interessante artigo Autor sombrio de 'O Corvo' nasceu há 200 anos, de que destacámos as referências feitas por Fernando Pessoa (que fez uma tradução do poema The Raven) sobre "um dos maiores representantes da literatura "gótica", macabra e de terror":

«Sobre Edgar Allan Poe, que nasceu faz hoje 200 anos em Boston, escreveu Fernando Pessoa que foi "das figuras literárias mais notáveis da América Inglesa", insuperável "na imaginação visionária do estranho", um precursor "da corrente chamada 'do maravilhoso' no movimento romântico", senhor de uma "personalidade complexa", em que se distinguia "a justaposição - mais do que a fusão - de uma imaginação vizinha da vesânia com um raciocínio frio e lúcido", e inigualável "na determinação alucinada de estados mórbidos".»

«Como notou Pessoa, na obra do autor de Histórias Extraordinárias (que a Leya aproveita para reeditar em Portugal) fundem-se "o delírio da imaginação e a clareza da fixação desse delírio".»

Também você pode homenagear Poe: basta fazer um filme baseado numa das suas obras! E ele teve uma grande influência no cinema e televisão, com várias adaptações do seu trabalho, bem como na música.

(Mais inspiração para participar no Curta BiblioFilmes, categorias Terror e Curta Pessoa)

Marcadores: , ,


Comments:
Olá! Visitando este Blog tive uma grand idéia em poder desenvolver como Projeto “Circuito tecnológico”
Mídias integradas

Com o esforço pela inclusão digital nas escolas e pelo fortalecimento e ampliação dessas ações, é possível pensar numa proposta de relação integrada das tecnologias de comunicação e informação e aprendizagem. Normalmente prazerosa, já que pressupõem participantes ativos, inovadores e atores do processo.
Esta proposta tem sentido de renovar, enriquecer, e também de ampliar espaços, para que o conteúdo programático se dê de uma maneira aberta, para que professores e alunos interajam com alegria na geração contínua de novos conhecimentos. Nesse sentido, facilitando a conclusão pendência das disciplinas curriculares.
a produção final seria em participar do evento!
Abços
Luiz
 
Obrigado. Ficámos sensibilizados por ter inspirado e ficámos a aguardar a vossa participação (recordámos a data limite, 2 de Abril. + info em www.BiblioFilmes.com).

Abraços,

Equipa BiblioFilmes Festival
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?