segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

 

100 melhores citações no começo de romances

A lista foi feita pelo American Book Review e o blogue do BiblioFilmes Festival divulga e apresenta o top 10 das cem "primeiras linhas" em romances que a revista considera as melhores (mais o escritor e livro):

1. Chamai-me Ismael. — Herman Melville, Moby Dick (1851)

2. É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna necessita de uma esposa” —Jane Austen, Orgulho e Preconceito (1813)

3. Um grito atravessa o céu. —Thomas Pynchon, O Arco-Íris da Gravidade (1973)

4. Muitos anos depois, em frente ao pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o seu pai o levou a conhecer o gelo. —Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão (1967)

5. Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. —Vladimir Nabokov, Lolita (1955)

6. Todas as famílias felizes se assemelham; mas cada família infeliz é infeliz a seu modo. —Leo Tolstoy, Anna Karenina (1877)

7. Rio que corre após Eva e Adão, do súbito desvio da costa até a curva da baía, nos conduz a um círculo vicioso de recirculação que retorna ao Castelo de Howth e Proximidades. —James Joyce, Finnegans Wake (1939)

8. Era um dia frio e ensolarado de Abril, e os relógios batiam as treze horas. —George Orwell, 1984 (1949)

9. Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da imbecilidade, foi a época de acreditar, foi a época da descrença, foi a época da Luz, foi a época da Escuridão. —Charles Dickens, A História de Duas Cidades (1859)

10. Sou um homem invisível. —Ralph Ellison, O Homem Invisível (1952)

Quais são as suas citações iniciais favoritas? Ou, qual a sua própria lista do melhor início num romance?

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: , , ,


Comments:
Há uma predominância de autores de língua inglesa, como sempre. O estranho é não ver Oscar Wilde em nenhum lugar da lista.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?