quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

 

Parabéns, Sr. Darwin!


Dia 12 de Fevereiro, assinalam-se os 200 anos do nascimento de Charles Darwin, agora lembrado como um dos cientistas mais importantes que já viveu. Neste ano de 2009 também se celebra o 150º aniversário da publicação do seu livro “A Origem das Espécies” (aconteceu em 1859, a 24 de Novembro), livro que marcou uma revolução intelectual, social e espiritual na forma como víamos a vida.

O BiblioFilmes Festival selecciona a Autrália nos festejos globais da efeméride para relembrar alguns filmes de alguma forma inspirados no trabalho de Darwin.

Assista a este autêntico Festival da Evolução, no cinema ou em casa:

1. Shivers (Calafrios, no Brasil) de David Cronenberg («T-E-R-R-O-R que nem o poder do padre ou cientista consegue exorcizar. Os residentes de um complexo de apartamentos sub-urbanos estão a ser infectados por uma série de parasitas que os tornam pessoas sem vontade e maníacos sexuais que infectam outros através do mais leve contacto sexual»):

2. GATTACA («Apresenta uma visão assustadora de um futuro governado pelo nosso ADN. Mas isto é Ficção Científica ou Facto?»):

3. Darwin’s Nightmare (Pesadelo de Darwin). «Quando a "sobrevivência dos mais fortes" se torna a principal regra da nossa economia e sistemas sociais, qual é o custo para a humanidade?»

4. Species (br: A experiência / pt: Espécie mortal): «Durante 3 milhões de anos a raça humana tem estado no topo da escada evolutiva. Nada dura para sempre.»


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, categoria Parabéns ao Escritor ou ao Curta BiblioFilmes, categorias Ciência, Ficção-Científica e Terror)

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?