terça-feira, 26 de maio de 2009

 

13 filmes adaptados de livro (e escritor não gostou)

Como começa o artigo no A.V. Club, Ponha o Livro de volta na Estante. Esta é a lista por eles criada de filmes baseados em livro mas de cuja adaptação ao cinema o escritor não gostou:

1. Clive Cussler, Sahara (2005)

2. Brian Garfield, Death Wish (1974)

3. Stanislaw Lem, Solaris (1972, 2002)

4. Bret Easton Ellis, Less Than Zero (1987)

5. Anne Rice, Interview With The Vampire (1994)

6. Ernest Hemingway, A Farewell To Arms (1932)

7. James Ellroy, Cop (1988). Adaptado de Blood On The Moon.

8. Stephen King, The Shining (1980)

9. Gore Vidal, Myra Breckenridge (1970)

10. Winston Groom, Forrest Gump (1994)

11. Robert Crumb, Fritz The Cat (1972)

12. Elizabeth Wurtzel, Prozac Nation (2001)

13. Alan Moore, todas (2001-presente). Inclui League Of Extraordinary Gentlemen e Watchmen


(Mais inspiração para ver as fantásticas participações - 1º e 2º Volumes - ao BiblioFilmes Festival e para participar na próxima edição)

Marcadores: ,


Comments:
Nossa, Stephen King não gostou da versão de Kubrick para os cinemas? Muito estranho isso...
 
De acordo com o artigo, King não gostou muito que Jack Nicholson fosse escolhido para protagonista e achou que Kubrick tinha uma forma leve e ambígua de lidar com os elementos sobrenaturais do livro. Bem como o facto do realizador o estar sempre a incomodar com questões parece que também não ajudou muito:)
 
Depois de tanta gente ter achado que o filme Forrest Gump ficou bem melhor que o livro, não é a toa que o escritor não tenha gostado da adaptação...
 
:) Mas a razão para o escritor não ter gostado parece que foi mais "material": Winston Groom não recebeu um cêntimo pela adaptação do livro ao cinema! Nem sequer lhe fizeram referência nos discursos de aceitação dos 6 Oscar que o filme Forrest Gump recebeu...
 
Também me espantou a Anne Rice não ter aprovado a adaptação de Entrevista com o Vampiro, uma dos melhores filmes sobre vampiros mjá feitos, com a direção excepcional do Neil Jordan, sempre atento a sutilezas e ambiguidades de caráter sexual.
 
Os autores da lista também disseram que foi um pouco "batota" incluir a Anne Rice na lista. Parece que o principal problema para ela foi a inclusão do Tom Cruise no casting do filme, tendo ela até feito campanha contra ele nos mídia. Mas no final, depois de ver o filme, acabou até elogiando o filme (e Cruise). Mas também acabou por ser acusada de tudo ter sido um "golpe" publicitário para promover o filme (e parece que continua a funcionar:)
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?