quinta-feira, 20 de maio de 2010

 

Manoel Oliveira "vai" à Missa do Galo, de Machado de Assis


É o próximo filme (via) do famoso Realizador de Cinema português (tem 101 anos!). Leia na íntegra o conto Missa do Galo, de Machado Assis:

"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezassete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite.

A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas primas. A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta acolheram-me bem quando vim de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranquilo, naquela casa assombrada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas. Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em acção. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.(...)"(ler o resto clicando AQUI)

Sugestão BiblioFilmes Festival: faça a sua própria adaptação do conto e participe com a sua Curta (ou Trailer) em 2011! Quem sabe você será melhor que o Mestre?:)

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?