sábado, 5 de janeiro de 2008

 

Um Embaixador para a Literatura Infanto-Juvenil


Nos Estados Unidos, a Biblioteca do Congresso (Library of Congress) nomeou Jon Scieszka para encorajar as crianças e jovens a lerem mais. Como Embaixador Nacional para a Literatura para os mais Jovens, Scieszka irá viajar pelos Estados Unidos para promover a leitura junto dos mais jovens. A nomeação acontece numa altura em que os Americanos estão a ler cada vez menos.

Numa das suas primeiras declarações, Jon Scieszka, um antigo professor (bem, eu também poderia ser um candidato:) e autor de livros ( bem, tenho de escrever um livro:) "The Stinky Cheese Man and Other Fairly Stupid Tales" e da série "Time Warp Trio" disse que estava bastante "honrado com o convite, especialmente porque tinha um livro com ‘stinky’ (mal cheiroso/ fedorento) no título".

O cargo National Ambassador for Young People’s Literature, de 2 anos de duração, foi criado para aumentar a importância da literatura infantil na literacia, educação e enrriquecimento das vidas das crianças.

Scieszka, no cargo de Embaixador da Leitura, irá falar com pais, professores e os media, bem como participar em eventos em feiras do livro, editoras, bibliotecas e outros locais. Mas o seu principal papel será envolver as crianças no prazer de ler, algo que ele já fazia na Biblioteca de Nova York, onde a sua nomeação foi anunciada.

Eis uma excelente iniciativa que os países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (individualmente ou mesmo no âmbito da Comunidade) poderiam seguir. Seleccionar um autor de livros para a infância popular para promoverem a leitura juntos dos mais novos. O que acham da proposta?

Portugal, basicamente, está a procurar fazê-lo, com a nomeação da autora Isabel Alçada como responsável do Plano Nacional de Leitura. E o concurso BiblioFilmes, modestamente, também procura actuar como tal, ou seja, um Embaixador na Internet que visa promover os livros, a leitura, as bibliotecas e a literacia, através das novas tecnologias.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?