quarta-feira, 26 de março de 2008

 

26 de Março (parece que) é o Dia do Livro Português


Hoje, aparentemente (apesar de pesquisarmos não conseguimos encontrar informação sobre o quem/quando/como o criou), é festejado o Dia do Livro Português.

É festejado apenas em Portugal ou noutros países da CPLP? Se alguém souber, agradecemos que nos/vos informem.

No entanto, o blogue do BiblioFilmes está sempre atento às efemérides e datas especiais para promover, incentivar e inspirar a leitura e, claro, a participação no nosso concurso de vídeos para promover a leitura, o livro e as bibliotecas.

Aproveitámos, pois, para além de dar os nossos parabéns ao Livro português (que tenha ainda muitos anos de vida:), deixar a seguinte sugestão:

Torne o dia 26 de Março de 2008 ainda mais histórico, promovendo o Dia do Livro Português através da realização de um vídeo sobre o seu livro português preferido e participe também no BiblioFilmes:Livros, Bibliotecas, Acção!.

Queremos ainda informar que, de acordo com a Wikipedia, o primeiro livro impresso em território nacional foi o Pentateuco, impresso em Faro em caracteres hebraicos no ano de 1487. Em 1488 foi impresso em Chaves o Sacramental de Clemente Sánchez de Vercial, considerado o primeiro livro impresso em língua portuguesa, e em 1489 e na mesma cidade, o Tratado de Confissom.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?