quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

 

Festival Curta Pessoa: cinema baseado em Fernando Pessoa

O festival de curtas-metragens Curta Pessoa é mais uma inovação BiblioFilmes Festival, secção Curta BiblioFilmes.

E temos a seguinte inspiração para também você "ter esta lata"* de participar:

«O cineasta João Botelho vai fazer, em 2009, um filme baseado no "Livro do desassossego" de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa», começa assim a notícia "Livro do desassossego" inspira filme de Botelho no jornal JN.

Mais citações da notícia:
«Para o ano vou fazer a minha versão do 'Livro do desassossego'. Chama-se o 'Filme do desassossego" e é uma versão curta, porque aquilo é desmedido.

Para explicar como fará o filme, que será rodado no Outono de 2009, o cineasta indicou ter encontrado no "Livro do desassossego" três "coisas maravilhosas" que lhe "permitiram ter esta lata*", "três indicações cinematográficas".»

Dicas, de João Botelho, um realizador profissional:

«"Uma é sobre a luz - 'a mesma luz que ilumina a face dos santos deve iluminar os sapatos dos homens comuns'. Isto é uma regra fundamental no cinema que amo. A segunda é sobre a distorção do tempo - o tempo no cinema é como nos sonhos, nunca é o tempo real. E a terceira é a coisa mais brilhante de todas - experimentem ler o 'Livro do desassossego' em voz alta", sugeriu ao público presente na sessão.»

Ainda sobre o assunto e as dicas do realizador, veja no DN, o artigo João Botelho vai filmar 'Livro do Desassossego'

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?