segunda-feira, 9 de março de 2009

 

Leia um livro, saia da cadeia


Não estamos a falar do Bookopoly, um jogo sobre livros tipo Monopólio, em que o cartão para sair da cadeia diria para ler um livro. Trata-se de um programa com uma pena alternativa nos Estados Unidos para delinquentes e outros criminosos que lhes permite escolher entre participarem num curso de literatura ou cumprir a pena na prisão.

Os autores a estudar durante a "pena" vão de Frederick Douglass a John Steinbeck e Toni Morrison, com tópicos a variarem entre auto-mutilação e discussões familiares até o Holocausto. Veja mais no, muito interessante, ensaio Read a Book, Get Out of Jail no The New York Times.

Aproveitamos ainda para apresentar um vídeo interessante de uma Oficina de Literatura realizada por Luiz Alberto Mendes, do Instituto EcoFuturo, no ano de 2007, numa cadeia brasileira. Luiz Mendes, o protagonista do vídeo, reconstruiu sua vida por meio do amor pelos livros. Entrou semi-analfabeto na prisão com 17 anos e saiu de lá 32 anos mais tarde na pele de um escritor consagrado com livros editados pela Companhia das Letras tendo sido inclusive indicado ao Prêmio Jabuti. Raimo Benedetti é o autor do vídeo:



(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?