quinta-feira, 20 de novembro de 2008

 

9 - Prémio Ler a uma Criança: Melhor Vídeo de Pais a lerem para os filhos


Vários estudos demonstram claramente os benefício de leitura de histórias quando a criança vai dormir. Os pais que partilham a leitura de uma história na hora do filho ir dormir podem até contribuir para o seu desempenho na escola.

Ler em casa com os filhos melhora, por exemplo, a capacidade de ler, aumento de vocabulário, aumenta o confiança e melhora a concentração. Além que as crianças gostam e assim aumenta o tempo de qualidade com o seu filho.

Ou seja, você como pai ou mãe, pode ter um grande impacto na capacidade de leitura dos seus filhos partilhando algo tão simples como a leitura de um livro ou história, quando eles vão para a cama. É que ler ao fim do dia ajuda a diminuir os níveis de stress (seus e dos seus filhos) ajudando assim a um sono mais pacífico, além de poder inspirar o interesse e apreciação de uma criança pelos livros.

A leitura antes de deitar ajuda ainda a aumentar a imaginação do seu filho e a confiança dele em falar e ler alto. E é uma autêntica fonte de prazer que vai durar para toda a vida, como todos os para quem os seus pais liam quando eram crianças se devem lembrar.

Em contraponto, outros estudos demonstram que os pais cada vez leiem menos para os filhos. E apenas 10 minutos por dia podem fazer uma grande diferença no futuro do seu filho!

Nós queremos ajudar a tornar esta actividade uma prática normal e divertida. Basta você ler para os seus filhos (de todas as idades), gravar em vídeo e enviar para o BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! para incentivar outros pais para o gosto pela leitura. Ficámos a aguardar!

(Se tiver mesmo jeito para contar histórias para crianças também pode participar no Prémio Melhor Vídeo Contador de Histórias.)


E pode ler até para o seu bebé:

"Os meninos, mesmo no jardim de infância, já se colocam em posição para ler e ouvir histórias. São eles que puxam os pais para as zonas de livros nos centros comerciais e nos supermercados", exemplificou [Isabel Alçada, comissária do Plano Nacional de Leitura], alertando que o contacto com os livros é importante que seja feito o mais cedo possível. "A idade própria para se começar a aproximar o livro das crianças é aos seis meses. Toda a gente pensa que são aos cinco ou seis anos, mas de facto podemos ir ainda mais para trás", frisou, acrescentando que "se as crianças, muito cedo na vida, tiverem o gosto e prazer de serem sentadas ao colo dos adultos, e eles mostrarem-lhes livros, mesmo antes de saberem ler, mostrarem a história, falarem sobre ela, a propósito das imagens, os livros abrir-lhe-ão um mundo de surpresas e de conhecimento", que é importante no seu desenvolvimento pessoal. [Fonte deste parágrafo: Diário de Notícias da Madeira
e imagem ao lado é do Daily Mail]

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?