quarta-feira, 30 de abril de 2008

 

Alunos vão estudar Harry Potter


Este é o título numa notícia de ontem no jornal português Correio da Manhã:

‘Potter’ nos exames

Ou seja, em Inglaterra, as aventuras de Harry Potter vão passar a ser matéria de estudo.

Com a devida vénia ao jornal, temos de divulgar esta interessante notícia com os nossos visitantes. O artigo é da autoria da jornalista Ana Maria Ribeiro (com agências de notícias).

A decisão está tomada mas os protestos já se fizeram ouvir alto e bom som: o primeiro livro da série ‘Harry Potter’, de J. K. Rowling, vai integrar o programa de estudos dos alunos britânicos, aos quais será pedido que escrevam um ensaio de 1500 palavras sobre a obra, comparando-a com títulos de outros autores, nomeadamente William Shakespeare ou Charles Dickens.

Os alunos serão assim obrigados a saber a história de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, de discorrer sobre a intriga, as personagens e o estilo da linguagem usada por Rowling – recentemente descrito por um juiz como uma algaraviada! Terão ainda de escrever uma história de 800 palavras inspirada na aventura do jovem feiticeiro.

Nada satisfeitos com a decisão estão alguns responsáveis pela área da Educação, que consideram ser este um sinal claro de que o ensino está decadente e a baixar de nível. "Não me parece que ‘Harry Potter’ seja apropriado", afirma o professor Alan Smithers, do Centro para a Pesquisa em Educação. "Pode até ser uma obra muito agradável de ler, mas o nosso objectivo não é manter os jovens entretidos", explicou, acrescentando que só obras que sobreviveram ao teste do tempo deveriam ser estudadas nos liceus.


Qual a sua opinião (não precisa ser um ensaio de 1500 palavras)?

(Imagem, do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, EW.com, via BiblioFotoTeca)

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?