terça-feira, 6 de maio de 2008

 

Manda o teu nome para a Lua!


O BiblioFilmes já mandou (Date: May 06, 2008 | Certificate No: 594424) e já está preparado para ser lançado na Lua e fazer parte da nova onda de exploradores lunares!

A Nasa convida as pessoas de todas as idades a juntarem-se à viagem da exploração lunar com esta fantástica oportunidade de podermos enviar os nossos nomes a bordo da nave Lunar Reconnaissance Orbiter (Reconhecimento da órbitra Lunar) ou LRO.

Todos os que participarem nesta autêntica aventura lunar terão os seus nomes em órbitra à volta da Lua durante os próximos anos.

Pode colocar a sua informação em http://lro.jhuapl.edu/NameToMoon, imprimir um certificado e ter o seu nome numa base de dados que irá para um microchip que será integrado na nave. A data limite para submeter o nome termina a 27 de Junho de 2008.

Como disse Cathy Peddie, Gestora de Projecto para o LRO na Nasa, "a missão LRO é o 1º passo nos planos da Nasa para fazer regressar os humanos à Lua em 2020, e o seu nome pode lá chegar primeiro. Não é mesmo "cool"?".

Esta missão da LRO irá concentrar-se na selecção de lugares para aterrar (ou alunar?) e na identificação dos recursos lunares. Também irá estudar como o ambiente radioactivo lunar pode afectar os humanos. Pode ver mais info, em inglês, no LRO Project Site

Sugestão BiblioFilmes:

Na escola ou na biblioteca, pode sempre convidar os seus alunos ou leitores mais jovens a juntarem-se a esta aventura e colocarem o nome e o pé na lua (a cabeça muitas vezes já lá está:) e também estudarem/lerem alguns livros sobre o espaço e a Lua, o nosso satélite preferido!


"Biblioteca Lunar": Sabias que...

- A superfíce lunar é formada por centenas e milhares de meteoritos que a atingiram ao longo de milhões de anos?
- A distância da Terra à Lua é de 363 301 quilómetros?
- O dia lunar (ou o período do nascer do sol ao pôr do sol) na lua é de aproximadamente 708 horas?
- Da Terra, nós vemos sempre o mesmo lado da Lua?
- O raio da Lua é de 1 738 kms e o diâmetro é de 3476 kms?
- A temperatura da superfície da Lua durante o dia é de 134ºC (graus centígrados) e à noite é de 153ºC?
- A gravidade na superfície da Lua é 1/6 da da Terra?
- Em 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro humano a pôr o pé na Lua?

Se já alguma vez pensaram "Quanto é que eu pesaria noutro planeta?" (também na Lua), basta clicar na ligação do portal EiClicAqui.

Créditos da notícia, imagens e curiosidades sobre a Lua: Nasa

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?