sábado, 31 de janeiro de 2009

 

Nasa convida-o para escolher a próxima descoberta do Hubble



No âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009 (no Brasil, clique aqui), o BiblioFilmes Festival gostava de dar conhecimento de uma excelente e "espacial" notícia:

Sabia que a Nasa está a dar a oportunidade a toda a gente de utilizar o mais famoso telescópio para explorar os céus onde o Telescópio Espacial Hubble nunca olhou antes?

A NASA está a convidar o público a votar num dos 6 objectos astronómicos candidatos a serem observados pelo Hubble, em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia.

As opções, que o Hubble ainda não fotografou antes, variam de galáxias longínquas a estrelas que estão a morrer. Os votos podem ser feitos até 1 de Março. O objecto que receber mais votos terá direito a ser fotografado pela câmara do Hubble, que numa imagem de alta resolução revelará novos detalhes sobre ele. A divulgação acontecerá de 2 a 5 de Abril.

Você Decide! Todos os entusiastas do espaço podem votar em

http://YouDecide.Hubblesite.org

(Nós já votámos, nas Galáxias a Interagir: Arp 274 - actualmente está em 2º lugar)

Para os professores e alunos (e, claro, bibliotecas), a Nasa convida-os a, além de também votarem, fazerem uma colagem que integre arte e ciência. Clique AQUI para saber mais. Temos a certeza que as crianças e jovens nas escolas também irão querer participar neste acontecimento histórico!

Descobre o teu Universo!

(E participa nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categorias Ciência e Ficção Científica)

 

Excelente trailer para livro: escritora faz narração em palavras


The Dust of 100 Dogs (O Pó de 100 Cães) é um romance para jovens adultos de A.S. King, cujo lançamento é amanhã, 1 Fevereiro.

Pode ler um excerto no sítio 100 dogs e no sítio Flux.

"Se o comprar, a escritora não terá de passar fome enquanto ele escreve o próximo (este é o seu primeiro livro). Se gostar de raparigas piratas, Irlanda, atitude e problemas, você não ficará desapontado":

Clique para ver o trailer:


Nota: os autores do vídeo/trailer agradecem ao sítio Video CoPilot, que tem instruções sobre Efeitos Visuais e Motion Design. Visite para aprender mais.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

ps. E lembre-se, os Cães podem melhorar leitura dos alunos

Marcadores:


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

 

Cães podem melhorar leitura dos alunos


Um programa chamado Paws to Read que está a ser desenvolvido em algumas bibliotecas norte-americanas está a ajudar os estudantes na sua confiança ao colocá-los a ler em voz alta para cães. O artigo diz que o programa está a ser eficaz porque as crianças não sentem que os cães "julgam" ou avaliam as suas capacidades de leitura. Ler+ no Washington Post, artigo It's Not the Books That Are Dog-Eared

(Mais inspiração para participação no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! categoria Ler ao Animal de Estimação)

Marcadores:


 

Virginia Woolf


Esta semana marca o 127º aniversário de Virginia Woolf (nasceu em 25 de Janeiro de 1882).

O seu romance Mrs. Dalloway (pode visualizar parte no Google Livros) ficou mais conhecido e trouxe-lhe mais leitores através do filme As Horas, baseado na obra homônima de Michael Cunningham.

Trailer As Horas - The Hours (legendado em português):


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: ,


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

 

Contador de histórias, Barulho e Bibliotecas


Para a maior parte das pessoas, ler livros requer paz e silêncio. Mas para o norte-americano Charlie Williams (o NoiseGuy), um imitador de vozes e sons, a leitura é um espectáculo cheio de efeitos sonoros de pássaros, girafas e um ou outro monstro ocasional.

Veja e ouça esta mistura de comediante e contador de histórias que, de acordo com um jornal o tornam um favorito das crianças nas digressões que realiza por bibliotecas:



(Mais inspiração para participação no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, categorias Vídeo Comédia e Vídeo de Contador de Histórias

 

O Pequeno Cavalo Branco vira filme


O filme chama-se The Secret of Moonacre e é baseado no clássico romance para crianças The Little White (O Pequeno Cavalo Branco), da escritora inglesa Elizabeth Goudge. Clique para ver o trailer:



Sinopse: Quando o pai de Maria Merryweather morre, deixando a garota de apenas 13 anos de idade órfã, ela é forçada a deixar sua vida luxuosa em Londres para ir morar com Sir Benjamin, um tio excêntrico que ela não sabia da existência, na misteriosa mansão em Moonacre. Não demora muito e Maria se vê num mundo sombrio e cheio de disputas de interesse e poder entre o tio e a sinistra família de Coeur De Noir. A jovem também descobre que ela é o centro de tudo, uma vez que ela é a última princesa herdeira da linhagem. Maria, agora, será guiada por uma legião de esrtanhos aliados na tentativa de manter a honra de sua família e evitar que Moonacre desapareça para sempre.

Em inglês e principalmente para as escolas do 1º Ciclo, pode ver ainda um recurso interactivo para utilizar na sua sala de aula que permite comparar a forma como o realizador e a autora contam estórias. O recurso online inclui extractos do livro juntamente com a cena equivalente no filme. Pode ver aqui.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

 

+/- {Plus/Minus} videoclipe baseado em Alice no País das Maravilhas

Veja e ouça o vídeo musical da banda +/- {Plus/Minus}, para o single “Unsung”, inspirado em “Alíce no país das maravilhas”:



«“Unsung” traz uma Alice contemporânea que lida com insetos e dá vida a um bicho de pelúcia, com um visual de impacto, prendendo a atenção aos detalhes, que são um mix entre as imagens reais com 3D.» via Ypsilon2

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Vídeo Musical)

Marcadores: ,


 

Personagens de Livros inspiram Dança


São dois os exemplos:

1.Um Livro de Anime, A Melancolia de Haruhi Suzumiya, do autor japonês Kyto Kurayama (cuja colecção deu origem a um programa tv):


2. O outro é Harry Potter, que dá origem à dança hare hare harry potter:


Sugestão BiblioFilmes Festival (principalmente para as escolas, mas não só): façam também uma dança, baseada em livros ou seus personagens e participem no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!

Marcadores: ,


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

 

BookTrailer e filme para Fahrenheit 451


É um clássico da literatura mas Fahrenheit 451, de Ray Bradbury continua a ser actual para as novas gerações.

«Fahrenheit 451, editado em 1953, pinta um futuro sombrio para a história, quando todos os livros foram proibidos e eram queimados. Atualíssimo e premonitório de nossa época, denuncia como os meios de comunicação, em especial a TV, podem manipular o pensamento e os sentimentos dos telespectadores, criar fatos e gerar guerras.» [via Submarino]

Veja um booktrailer para o livro e, fica o desafio do BiblioFilmes Festival, leia o romance e faça(m) também você(s) um trailer do livro:


Curiosidades:
- Sabia que Ray Bradbury fez publicidade? (via blogue BiblioFilmes Festival)

- Sabia que alguém também queimou mesmo uma página do livro Fahrenheit 451? (via BiblioFotoTeca)

- Sabia que François Truffaut fez um filme adaptado do livro? Veja os primeiros 30 minutos do filme (em castelhano):

Para ver o resto, está aqui.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Ficção Científica)

Marcadores: , ,


 

Pensamento do dia: Jean-Paul Sartre


«Ler um poema em
Janeiro
é tão bom como ir
a um passeio em

Junho»

- Jean-Paul Sartre (1905 — 1980)

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Poesia)

Marcadores:


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

 

Coca-Cola na Biblioteca Distribuindo Felicidade?


Bem, trata-se de um novo anúncio publicitário do famoso refrigerante, que decorre numa Biblioteca (será que o BiblioFilmes Festival os inspirou com o Curta BiblioFilmes, categoria Anúncio Publicitário?), para também promover o seu novo slogan Open Happiness (em Portugal, Distribuindo Felicidade).

Neste novo spot (feito pela Wieden + Kennedy), podemos ver dois jovens a "namoriscar" numa biblioteca fazendo desenhos nas suas mãos. Muito interessante. Veja em baixo:


Coke Open Happiness - Library

Marcadores: ,


 

Paramore com Decode, da banda sonora Twilight (Crepúsculo)


Especialmente para os/as fãs de Twilight (Crepúsculo), o BiblioFilmes Festival apresenta o vídeo musical da canção Decode, dos Paramore, que é baseado no filme (que é por sua vez baseado no livro).

Clica para ver e ouvir no YouTube. Podem ainda ouvir esta versão acústica:

Podem ler as Letras da música em inglês ou com tradução em português.

Clique ainda para ver toda a Banda/Trilha Sonora de Twilight.

Ps. E sabia que existem bonecos/bonecas baseados nas personagens? Veja no BiblioFotoTeca.

(Mais inspiração para participação o Curta BiblioFilmes, categorias Vídeo Musical e Terror/Fantástico/Vampiros e Zombies)

Marcadores: ,


domingo, 25 de janeiro de 2009

 

O Corvo, de Allan Poe - versão Simpsons, em português

Versão em português do clássico poema de Edgar Allan Poe, feito pelos Simpsons:


Aqui pode ver a versão original, The Raven, com os Simpsons em inglês:

Nota: recentemente publicámos no âmbito do bicentenário do autor Edgar Allan Poe: Homenagem de Fernando Pessoa

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: , ,


sábado, 24 de janeiro de 2009

 

E o Oscar vai para... BiblioFilmes!


Já repararam que 3 dos 4 filmes candidatos ao Oscar de melhor filme e melhor realizador são baseados em livros?

O blogue do BiblioFilmes Festival já tinha dado informação sobre eles, falando dos livros e dos trailers:

- Em 19.07.2008 falamos sobre Bradd Pitt e O Estranho Caso de Benjamin Button

-Em 17.11.2008 falamos sobre The Reader - O Leitor

-Em 14.01.2009 falamos de Slumdog Millionaire/Quem Quer Ser Bilionário?

Temos a certeza que a 22 de Fevereiro serão os grandes vencedores das famosas estatuetas e o melhor filme será baseado no livro!

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

 

Façam fila: o futuro da crítica/recomendação a livros é o YouTube


Atividade principalmente indicada para Bibliotecas e Escolas. E ótima para incentivar os rapazes a lerem mais.

Os membros do grupo DDPS Guys Read (Rapazes Leiem) partilham as suas partes favoritas da série de livros Diary of a Wimpy Kid (Diário de um Banana, no Brasil) de Jeff Kinney.

Super-inspirador. Vale mesmo a pena ver!



ps. Podem ler o 1º. livro online, em inglês, via Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos das Escolas Muralhas do Minho.

Inspiração para Prémio Crítico: Melhor Vídeo de uma Crítica/Recomendação a um livro no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, um dos 3 capítulos do BiblioFilmes Festival.

Marcadores: ,


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

 

Edgar Allan Poe: Homenagem de Fernando Pessoa


Comemora-se hoje, 19 de Janeiro 2009, o bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe. O jornal DN faz referência ao acontecimento, no bastante interessante artigo Autor sombrio de 'O Corvo' nasceu há 200 anos, de que destacámos as referências feitas por Fernando Pessoa (que fez uma tradução do poema The Raven) sobre "um dos maiores representantes da literatura "gótica", macabra e de terror":

«Sobre Edgar Allan Poe, que nasceu faz hoje 200 anos em Boston, escreveu Fernando Pessoa que foi "das figuras literárias mais notáveis da América Inglesa", insuperável "na imaginação visionária do estranho", um precursor "da corrente chamada 'do maravilhoso' no movimento romântico", senhor de uma "personalidade complexa", em que se distinguia "a justaposição - mais do que a fusão - de uma imaginação vizinha da vesânia com um raciocínio frio e lúcido", e inigualável "na determinação alucinada de estados mórbidos".»

«Como notou Pessoa, na obra do autor de Histórias Extraordinárias (que a Leya aproveita para reeditar em Portugal) fundem-se "o delírio da imaginação e a clareza da fixação desse delírio".»

Também você pode homenagear Poe: basta fazer um filme baseado numa das suas obras! E ele teve uma grande influência no cinema e televisão, com várias adaptações do seu trabalho, bem como na música.

(Mais inspiração para participar no Curta BiblioFilmes, categorias Terror e Curta Pessoa)

Marcadores: , ,


 

Romeu e Julieta, versão zombie

E se Romeu e o resto do clã Montecchios fossem constituídos de mortos-vivos? E a pobre querida Julieta se apaixonasse perdidamente por um zombie?

Veja o resultado nesta curta-metragem, encontrada em io9, uma versão moderna da tragédia escrita por William Shakespeare :

Romeo & Juliet vs. The Living Dead


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


 

Efeitos sonoros: 55 sítios para descarregar, grátis


"Os efeitos sonoros são utilizados para enfatizar os conteúdos, artísticos e outros, de filmes, programas tv, atuações ao vivo, animação, jogos de vídeo, música ou outros media. Estes truques de som são maioritariamente conseguidos combinando tecnologia, ingenuidade e criatividade. Os efeitos sonoros são importantes para os media digitais porque um efeito de som apropriado pode facilmente substituir uma ocorrência real para uma situação."

Para conhecer e fazer o download, clique em 55 Great Websites To Download Free Sound Effects

Nota: Alguns destes efeitos sonoros têm direitos limitados o que significa que não são permitidos para utilização comercial. Verifique antes de usar.

(Re)veja ainda sobre música grátis para usar legalmente num vídeo, as sugestões que já fizemos AQUI e AQUI.

(Mais informação para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: ,


 

Festival de Sundance e filmes baseados em livros



1. O livro Brief Interviews with Hideous Men (Breves Entrevistas com Homens Hediondos) do romancista David Foster Wallace deu origem a um filme baseado em livro que estreia no famoso Festival de Cinema de Sundance (é exibido hoje, dia 19). Via Los Angeles Times.

Veja o trailer:



2. I Love You Phillip Morris, estreou ontem em Sundance e é o novo filme com Jim Carrey (e Rodrigo Santoro) sendo baseado no livro com o mesmo nome de Steve McVicker.

I love you Phillip Morris Trailer:


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

domingo, 18 de janeiro de 2009

 

Fernando Pessoa no Second Life



Mais informação sobre a iniciativa no blogue A Informação

(Inspiração para participação no Curta Pessoa, o festival de curtas-metragens dedicado ao poeta, da secção Curta BiblioFilmes do BiblioFilmes Festival.)

Marcadores: , ,


 

O que é que os miúdos e miúdas leram em 2008

"Eu fiz este inquérito-vídeo sobre o que as crianças e jovens na minha órbitra estiveram a ler em 2008. O que é que eu descobri? Todos eles estiverama a ler, eles adoraram o que leram e adoraram falar sobre os livros que leram. Hurra! Ler afinal não está morto!"



Fantástico vídeo realizado em Inglaterra! Fica a sugestão para as bibliotecas escolares, públicas ou professores/pais realizarem um vídeo do género (o ano de 2008 ainda acabou há pouco...) e participarem no Prémio Crítico: Melhor Vídeo de uma Crítica/Recomendação a um livro, uma das categorias no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, um dos 3 capítulos do BiblioFilmes Festival.)

Marcadores:


sábado, 17 de janeiro de 2009

 

Parabéns Popeye


"Há exactamente 80 anos, Elzie Crisler Segar desenhava pela primeira vez, numa vinheta, um marinheiro que, apesar de baixo, careca e pouco inteligente, viria a tornar-se famoso sob o nome de Popeye ("zarolho", daí a pala preta que ostenta)."

"Desde o passado dia 1, Popeye passou ao domínio público na Europa, ou seja, qualquer um poderá utilizá-lo nos suportes que desejar, sem necessitar de qualquer autorização ou de pagar direitos. Isto acontece porque a lei europeia considera que os direitos de autor vencem 70 anos após a morte do criador. Nos EUA, é diferente, já que são considerados 95 anos após a data da criação, ou seja, a imagem de Popeye está protegida até 2024."

Ler+ no JN, Popeye celebra 80 anos

[imagem: Popeye enfrentado Brutus (no papel de Simbad) no episódio intitulado: O Marinheiro Popeye encontra Sindbad o Marinheiro "Popeye the Sailor Meets Sindbad the Sailor" de (1936)].

Veja a 1ª. parte do filme de animação:

Pode ver a 2ª. parte no YouTube.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: ,


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

 

Paulo Coelho tem Filme baseado no Livro: Verônika Decide Morrer


O grande sucesso de Paulo Coelho, o livro "Verónika decide morrer" agora vai transformar-se em realidade nas telas do cinema. Verônika é vivida por Sarah Michelle Gellar, a eterna caça-vampiros Buffy. [via isfreepop]

Em breve num cinema perto de si (o filme “Verônica Decide Morrer” chegará aos cinemas do Brasil e Estados Unidos em Março).

Veronika Decide Morrer / Veronika Decides to Die - Trailer legendado:

VERONIKA DECIDE MORRER (1998)

"Seja louco, mas comporte-se como uma pessoa normal."
- Veronika

Veronika parece ter tudo o que desejou. Ela frequenta lugares populares, ela namora jovens atraentes e mesmo assim, não é feliz. Algo está faltando em sua vida. É por isso que, na manhã de 11 de novembro de 1997, Veronika Decide Morrer. Após tomar uma overdose, lhe é dito que restam apenas alguns dias de vida.

Entrevista do autor a respeito do livro

Para ler um trecho do livro, clique aqui

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

 

Confessions Of A Shopaholic: baseado em livro



O filme Confessions Of A Shopaholic (em português, talvez Confissões de uma Comproólica), é um filme baseado nos romances da escritora Sophie Kinsella, que conta a história de uma mulher que tem de lidar com o stress, contas de cartão de crédito atrasadas e o novo trabalho numa famosa revista em Nova York. Estreia no Brasil a 10 de Abril.

No Brasil estão editados vários livros da autora, nomeadamente Os delírios de consumo de Becky Bloom, o romance de estreia de Sophie Kinsella. Em Portugal o livro chama-se Louca Por Compras.

Confessions Of A Shopaholic Trailer!


Confessions Of A Shopaholic, trailer B


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

 

Estados Unidos poderão banir crianças das bibliotecas



Uma nova lei do Instituto do Consumidor norte-americano (CPSC) pode proibir a entrada das crianças nas bibliotecas (e até nas escolas).

Com efeito a partir de 10 de Fevereiro de 2009, a CPSIA (cujo objectivo é proibir o chumbo nos brinquedos) irá exigir que todos os produtos para crianças com menos de 12 anos sejam testados ao chumbo, incluindo os livros. Isto significa que para uma biblioteca poder receber crianças dessa faixa etária, terá de sujeitar ao teste todos os seus livros de literatura infanto-juvenil ou banir as crianças da biblioteca.

Via jornal The Boston Phoenix, artigo Congress bans kids from libraries?

 

Quem Quer Ser Milionário?



O filme Slumdog Millionaire, baseado no romance Q&A (em Portugal, Quem Quer Ser Bilionário?, Sua Resposta Vale Um Milhão, no Brasil), de Vikas Swarup, ganhou 4 Globos de Ouro (melhor filme de drama; melhor realizador, melhor banda sonora e melhor argumento), o que costuma ser um indício que vai ser um dos grandes vencedores na noite dos Oscares, a 22 de Fevereiro.

Veja Slumdog Millionaire - Trailer (Legendado em português):


Esta é a Sinopse de mais um filme baseado em livro:

"Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Mumbai, está apenas a uma pergunta de ganhar os espantosos vinte milhões de rupias da versão indiana do concurso "Quem quer ser milionário". Apanhado numa suspeita de fraude, ele confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou mas que perdeu. Mas o que está a fazer um rapaz sem interesse em dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?"


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

ps. Esta é a banda sonora do filme, via MTV :

1. “O… Saya” por A R Rahman & M.I.A.
2. “Riots” por A R Rahman
3. “Mausam & Escape” por A R Rahman
4. “Paper Planes” por M.I.A.
5. “Paper Planes” DFA REMIX apresentando M.I.A.
6. “”Ringa Ringa” por A R Rahman apresentando Alka Yagnik & Ila Arun
7. “Liquid Dance” por A R Rahman apresentando Palakkad Sriram & Madhumitha
8. “Latika’s Theme” por A R Rahman apresentando Suzanne
9. “Aaj Ki Raat” por Sonu Nigam, Mahalaxmi Lyer & Alisha Chinoi
10. “Millionaire” por A R Rahman apresentando Madhumitha
11. “Gangsta Blues” por A R Rahman apresentando BlaaZe & Tanvi Shah
12. “Dreams on Fire” por A R Rahman apresentando Suzzanne
13. “Jai Ho” por A R Rahman apresentando Sukhvinder Singh, Tanvi Shah & Mahalaxmi Iyer

Marcadores:


 

Os Livros que Cristiano Ronaldo está a ler!


(Actualização 16 Dezembro: Cristiano Ronaldo Sueños Cumplidos (Sonhos Cumpridos) é o novo livro sobre o famoso jogador)

Quer saber quais os livros que Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo, anda a ler? O BiblioFilmes Festival revela!

Foi através do programa tv Prós e Contras que tivemos conhecimento e pelo Jornal da Madeira a confirmação: "Num diálogo com Artur Agostinho, por quem tem uma profunda admiração, assegurou-lhe que «estou a ler os livros que me enviou e estou a gostar muito» [nota: ia a meio do livro]. Ficamos então a saber que à cabeceira Cristiano Ronaldo tem o “Ninguém morre duas vezes”, da mesma forma que desvendou o título que se segue na sua leitura, da qual diz se tornou, gradualmente, adepto: “Os Abutres”."


Sinopse, via Wook, de Os Abutres:
"Os Abutres" relata a parte final da vida de José Luís Marques, da sua família e do seu universo empresarial. O protagonista é um self-made man que trepou a pulso todos os degraus da escala social até criar uma empresa de construção civil prestigiada e próspera. É a história de um homem simples que acaba por se deixar enredar numa aliciante mas perigosa aventura política. À sua volta, os laços de confiança são incertos: para uns, a amizade é um instrumento de poder; para outros, um bem que vale sempre a pena preservar.
A sua família, o seu amigo íntimo e braço direito, Américo Cerqueira, alguns quadros superiores da empresa e um grupo de correlegionários político-partidários compõem a galeria de personagens centrais do romance, um microcosmos através do qual o autor procura representar um certo universo social, cultural e psicológico da sociedade portuguesa na actualidade.

Excerto
"Muitas conquistas, muitas aventuras mas, por infelicidade sua, nenhuma das mulheres dispostas a render-se à sua vocação de grande sedutor possuía os requisitos materiais de que ele necessitava. Sobrava-lhes em beleza, em talento amoroso, em fogosidade sexual, o que lhes faltava em... saldos bancários, que era aquilo que, acima de tudo, lhe interessava."

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

ps. "Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas não pode negar que em 2008 Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador do mundo" (foi nossa aposta já em 2007). Veja ainda o vídeo Cristiano Ronaldo - Amor e ódio (o CR7 aparece aos 0:22):

Marcadores:


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

 

Barack Obama em trailer de livro: a mudança chegou


"Um vídeo especial" para o livro Change Has Come: An Artist Celebrates Our American Spirit (A Mudança Chegou: Um Artista Celebra o Espírito Americano), com ilustrações do artista Kadir Nelson.

Quando falta uma semana para a tomada de posse de Obama (para a qual ele convidou uma Poetisa), o blogue do BiblioFilmes Festival também celebra o 44º Presidente - um novo presidente e um novo capítulo na história dos Estados Unidos: Veja o

Change Has Come Book Video


(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria Animação)

Marcadores: ,


sábado, 10 de janeiro de 2009

 

Parabéns Tintin


Tintin, o herói criado por Hergé, faz 80 anos, hoje, dia 10 de Janeiro.

"Foi a 10 de Janeiro de 1929 que o belga "Le Petit Vingtième" publicou a primeira prancha de Tintin". + info no JN

Steven Spielberg e Peter Jackson irão realizar filmes baseado nos livros de Tintin O Segredo do Unicórnio e O Tesouro de Rackham o Vermelho, estando o início da produção do 1º filme (por Spielberg) para breve. via /Film

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria BD)

Marcadores:


 

Homem-Aranha Salva Obama


O Presidente-Eleito Barack Obama faz a capa da próxima edição da revista de banda desenhada Spider Man (Homem-Aranha), que sai 4ª-feira. Numa aventura de 6 páginas, o famoso super-herói salva o dia quando um impostor na tomada de posse tenta tomar o lugar de Obama como Presidente. A ideia para a aventura "Spidey meets the President!" (Aranha encontra o Presidente) nasceu de uma informação dada sobre 10 factos pouco conhecidos sobre o primeiro Presidente negro da América: ele coleccionou revistas do Homem Aranha!


Via Reuters, notícia Spider-Man celebrates Obama as "nerd-in-chief" [actualização: veja a notícia, em português, no JN, Barack Obama ao lado do Homem-Aranha]

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categoria BD)

Marcadores: , , ,


 

Skeleton Creek: Parte livro, parte filme online


"Ler nunca será o mesmo". "O Futuro de contar de histórias chegou": Skeleton Creek de Patrick Carman (sai a 2 de Fevereiro). Trata-se de uma espécie de história de fantasmas com vídeos (pode acompanhar em Skeleton Creek is Real).

"Parte livro, parte filme online. Incorpora texto e vídeo de uma forma que nunca foi feito antes. Traz todos os velhos argumentos sobre os livros de BD. O que é ler? O que é um livro? Junte a esses a pergunta se a internet está a ajudar ou a prejudicar o interesse/capacidade da nossa juventude e você vai ter de pensar um pouco. Skeleton Creek será o tópico de algum debate, pessoal. Que não valeria a apena se o livro não fosse tão divertido de ler." (via 100scopenotes)

Skeleton Creek Book Trailer (0:57)

Skeleton Creek Trailer (3:25) (participação do escritor)

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores:


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

 

Hellboy faz publicidade


Já deve ter visto o filme (e nós informámos em Julho que Hellboy é baseado em BD). Hoje o BiblioFilmes Festival dá-lhe a novidade que Hellboy foi contratado para fazer publicidade (30s) a um produto da DirecTV.


Via /Film

(Mais inspiração para participação ao Curta BiblioFilmes, categorias Anúncio Publicitário e BD)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

 

Os contos de fadas são maus para as crianças?

Pelo menos é o que os pais ingleses pensam, que estórias como a
Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela e Rapunzel podem ser prejudiciais para as crianças. A notícia vem no Telegraph, que informa que uma sondagem realizada com 3 mil pais britânicos mostra que um quarto das mães rejeitam alguns dos contos de fadas clássicos. Ainda de acordo com o jornal, "Um terço dos pais recusou ler o Capuchinho Vermelho porque ela caminha através da floresta sozinha e encontra a avó comida por um lobo". Para a maioria, os contos de fada são histórias inocentes que definem a infância, mas alguns pais, como os que responderam ao inquérito, acham que eles são politicamente incorrectos para ler às crianças. O que é que você acha?

Aproveitámos para divulgar este filme de animação intitulado Branca de Neve encontra Rapunzel - contos de fadas fracturados:

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes, categorias Contos de Fadas e Animação)

Marcadores: ,


segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

 

5 resoluções para os pais crirem filhos leitores

Ou: Como Educar o seu Filho a ser um Leitor de Livros.

Já publicámos 20 resoluções para 2009. Mas não podemos deixar de divulgar mais estas 5, especialmente direccionadas aos Pais, para estes garantirem que os seus filhos serão criados e educados como leitores (e, até Abril, participarem no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!, categoria Prémio Ler a uma Criança: Melhor Vídeo de Pais a lerem para os filhos). Afinal, basta um pouco de pó de pirlim-pim-pim...


Sabe o que separa as crianças que lêem e as que não o fazem? Pelo menos de acordo com a opinião de Diane Bloom no Examiner, a resposta tem uma palavra: Pais. Principalmente para os que têm filhos mais novos, aqui fica então, por ordem de importância, o que o pai e a mãe devem fazer em 2009:

#1 Fale sempre da leitura como um "doce". Torne os livros e o tempo para os ler algo que vale mesmo a pena. Por ex., diga: "Se nós limparmos o quarto rapidamente, ainda teremos 45 minutos para ler!". Não diga, "Se leres um capítulo do teu livro podes comer bolachas e chocolate."

Desencoraje os professores ou a escola darem recompensas pela leitura. Explique que isso pode dar o sentimento à criança que ler é uma actividade desagradável para a qual ela precisa ser recompensada. O contrário é a verdade. Um mundo de maravilha, excitação e exploração sem limites espera o seu filho nos livros. Dê livros como recompensas e prendas não associadas a tarefas.

#2 Leia todos os dias para os seus filhos. A autora chama-lhe "tempo pó de pirlim-pim-pim". Lembre-se do Peter Pan [Veja 6.34m do filme da Disney, em português, no YouTube]: era o pó de pirlim-pim-pim da Fada Sininho que permitia às crianças voar. Pense nesse voo e as experiências que elas tinham na Terra do Nunca como uma metáfora para a expansão da imaginação.

E bastam 15 minutos por dia deste pó de pirlim-pim-pim. Crie um horário. Ao fim de algum tempo já não será possível sentar a jantar ou deitar (você escolhe) a sua criança se ainda não tiver lido. Torne esta actividade um hábito e uma tradição familiar que o seu filho irá lembrar para toda a sua vida e irá passar para os filhos dele. Ler em conjunto também ajuda a criar uma atmosfera de partilha de ideias e de pensamento crítico.

De qualquer forma, além de cuidar que a sua criança esteja saudável e em segurança, ler ao seu filho é uma das mais importantes coisas que pode fazer por eles. Não se arrependerá desta resolução.

#3 Faça visitas regulares à biblioteca ou à livraria, pelo menos uma vez por semana. Além de livros por empréstimo, compre também alguns. A biblioteca pessoal de uma criança é uma fonte de orgulho, memórias e um local de referência. Escolha livros para os seus filhos mas deixe-os também procurar e descobrir títulos por eles próprios.

#4 Crie um cantinho especial de leitura na sua casa. Basta uma cadeira especial e um candeeiro. Ou uma estante ao lado de um sofá, almofada e luz. Seja onde for, o que interessa é que seja confortável e bem iluminado. Desligue a tv ou o computador se incomodar.

#5 Faça de você mesmo um exemplo. Você não pode esperar criar e educar leitores se não der o exemplo. Como em tudo, o seu filho vai fazer do seu comportamento um modelo. Nas suas deslocações à biblioteca não se esqueça de trazer um livro para si e lê-lo! Fale com eles sobre o que leu, quando apropriado. Mostre-lhes que você ama os livros.

Traduzido e adaptado de 5 resolutions to guarantee you'll raise a reader -- start with a little pixie dust...

Marcadores: ,


 

Trailer de Livro no GodTube


Não sabemos se já conhece o GodTube (é um YouTube para vídeos cristãos/religiosos). Mas como o trailer para o livro BREACH OF TRUST (sai a 1 de Março), da escritora DiAnn Mill foi o 1º que encontrámos lá, não pudemos deixar de o partilhar.

O trailer é bastante interessante (apesar de basicamente ter fotografias e texto) e, como curiosidade, a protagonista deste romance de suspense tem de começar uma nova vida, como bibliotecária numa pequena cidade.



Sugestão do BiblioFilmes Festival: se for escritor ou editor de um livro de temática ou inspiração cristã, não se esqueça de colocar os seus trailers também no GodTube.

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

 

Gato com duas pernas salvo por livraria


"Este pobre gatinho foi brutalmente ferido e teve as suas patas traseiras e a cauda amputadas cirurgicamente. Não se sabe como ele foi ferido. Ele foi tratado e cuidado pelos empregados de uma livraria em Akita, Japão e agora vive numa casa de adopção. É inspirador vê-lo no vídeo a caminhar pela livraria com facilidade mas também é de partir o coração" [via misterstarfish]:

Marcadores:


sábado, 3 de janeiro de 2009

 

Resoluções para 2009: LER (e filmar)


O BiblioFilmes Festival apresenta uma lista de sugestões para as suas resoluções/desafios para 2009. Você este ano vai comprometer-se a:

1. Visitar e ler livros da sua biblioteca pública/escolar. Podem ser 12 (um por mês), 26 (um livro por quinzena) ou 52 (um por semana). Faça da visita à biblioteca uma rotina!
2. Visitar e comprar um livro na sua livraria favorita. Podem também ser, pelo menos, 12, 26 ou 52.
3. Fazer um Trailer de um dos Livros que leu ou do seu preferido.
4. Fazer um vídeo sobre a sua Biblioteca Pública preferida.
5. Ir ao cinema ver filmes baseados em livros (mas leia o livro antes de ver o filme)
6. Fazer um vídeo sobre a sua Biblioteca Escolar.
7. Fazer um vídeo sobre a sua Biblioteca/Estante em Casa
8. Preparar uma actividade e filmar a sua aula/actividade escolar para promover a leitura
9. Seja crítico: faça um Vídeo de uma Crítica/Recomendação a um livro
10. Faça um vídeo a Recitar/Declamar Poesia
11. Fazer uma entrevista a um escritor
12. Cantar ou fazer música para promover um livro, a leitura, a poesia, uma personagem literária ou biblioteca
13. Se é pai ou mãe, leia para os seus filhos cerca de 10 minutos por dia.
14. Leia também para o seu animal de estimação
15. Dê os Parabéns a um Escritor no seu aniversário.
16. Faça comédia stand-up ou conte anedotas, mas baseada em Literatura, personagens literárias, Livros ou Bibliotecas.
18. Conte Histórias
19. Promova os "Livros como Prendas"
20. Ler tudo de e sobre Fernando Pessoa (e participar no festival de curtas-metragens Curta Pessoa).

Agora que apresentámos todas estas resoluções e desafios, ninguém tem desculpa para não participar até Abril de 2009 no BiblioFilmes Festival! Mais informações e regulamentos em BiblioFilmes.com

(Inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Marcadores: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?